O dia 12 de agosto de 2023 certamente ficará marcado para sempre na história do Botafogo. Afinal, o aniversário de 119 anos do clube caiu justamente em dia de jogo. E se é dia de jogo no Estádio Nilton Santos, é dia de vitória alvinegra (são dez consecutivas no Brasileirão). No entanto, superar o Internacional por 3 a 1, ampliando a vantagem na liderança foi só a cereja do bolo para uma noite de festa.
Tudo começou com o anúncio oficial da contratação do atacante Diego Costa, que chega para substituir Tiquinho Soares ao longo das semanas de recuperação do artilheiro. Em seguida, já no estádio, Zeca Pagodinho e outros torcedores foram ao campo para embalar os 40 mil torcedores que chegaram cedo para curtir a energia especial da data.
Antes de a bola rolar, aliás, um mosaico espetacular emocionou a todos. Duas figuras, com o número 68 e 95 às costas, simbolizando anos de times e títulos marcantes, subiram junto com um jovem que representa o momento atual, de renascimento e chance de um novo troféu.
TORCIDA DÁ APOIO A PERRI
Já durante a partida, o Botafogo teve dificuldades no primeiro tempo e ficou atrás do placar por quase 30 minutos. O gol colorado, inclusive saiu em uma falha bastante peculiar de Lucas Perri. Mas o camisa 12, um dos grandes destaques da equipe, teve apoio maciço das arquibancadas. Afinal, a partir daí, a torcida gritou seu nome em alguns momentos diferentes.
Perto do fim, após a virada do Glorioso, Perri ainda fez uma grande defesa e vibrou muito junto com o zagueiro Adryelson. Depois do jogo, disse que não entendeu o que aconteceu no lance e que viveu um dos momentos de mais emoção da vida.
Dez minutos depois do apito final, jogadores e parte da comissão técnica ainda estavam no gramado, retribuindo o carinho dos torcedores, que não deixaram o Estádio Nilton Santos. Teve até ligação coletiva em vídeo para Tiquinho Soares, de repouso em sua casa.
ENCONTRO COM TORCEDORES
Após a partida, o técnico Bruno Lage elogiou a participação da torcida e revelou que esteve com alguns alvinegros pela manhã.
“Hoje tomei café da manhã com um grupo de torcedores. Vi um senhor mais velho, mais até do que eu, dizendo que há muito tempo não via o Botafogo jogar bem e independentemente do que possa acontecer, quer ver o Botafogo continuar assim, jogando bem e com identidade. Me senti muito fortalecido, para além da semana de trabalho. Passei essa confiança total aos jogadores, é o que os adeptos querem ver. Foi o combinado dos fatores que fez uma grande diferença, de um grande jogo e uma grande festa deles, que lotaram o estádio mais uma vez”, revelou o português, cada vez mais envolvido e adaptado com o clube.
FESTA DO BOTAFOGO NAS RUAS
Pelas ruas da cidade também houve comemoração. Quase que a de um título, que, mesmo a 19 rodadas do fim do Brasileirão, começa a se encaminhar para General Severiano. Do lado de fora do Nilton Santos e em pontos na Zona Sul do Rio de Janeiro, torcedores se reuniram e aproveitaram a madrugada de domingo para curtir o momento e cantar as músicas que já se tornaram populares.
O próximo compromisso do líder isolado da competição é contra o São Paulo, no próximo sábado, no Morumbi, já válida pelo segundo turno. Na estreia do Brasileirão, o Alvinegro fez 2 a 1 e iniciou com pé direito a campanha histórica.
Siga o Jogada10 nas redes sociais: Twitter, Instagram e Facebook.