Antes um território hostil para os adversários, São Januário virou palco de fracassos para o Vasco neste Brasileirão. Afinal, a equipe não marcou um ponto sequer em quatro partidas em seu estádio, algo inédito para o clube. Assim, já se aproxima da pior marca da história dos pontos corridos, que pertence ao América-RN, em 2007, com nada menos do que seis derrotas nos primeiros seis jogos no Machadão.
Por outro lado, o atenuante para o Cruz-Maltino é ter feito cinco pontos em nove possíveis como mandante no Maracanã e no Luso-Brasileiro, respectivamente, nos empates com Palmeiras e Fluminense, ambos em abril, e na recente vitória sobre o Cuiabá, com portões fechados. Ou seja, a campanha geral em casa indica 19% de aproveitamento. Neste caso, além do time potiguar, a Chapecoense de 2021 também fica atrás nos últimos 20 anos. Isso porque, os catarinenses conquistaram apenas um empate nos primeiros sete jogos no Brasileirão daquele ano.
Tanto América-RN quanto Chape caíram – e em último lugar. Além disso, tiveram as piores pontuações entre todos os campeonatos com este formato (17 e 15). O sinal de alerta já está ligado na Colina, e os reforços surgem como salvação para tirar o Vasco da grave crise. A diretoria, até aqui, contratou o zagueiro Maicon, o volante Gary Medel e o atacante Serginho. E busca, ainda, um lateral-esquerdo, um meia e um centroavante (o argentino Lucas Pratto tem proposta). Enquanto isso, o técnico Ramón Díaz comanda a primeira atividade nesta quinta.
Vasco já foi soberano em casa
Durante anos, as campanhas em São Januário sustentaram o clube carioca nas competições. Em 2022, inclusive, foram 13 jogos de invencibilidade, em uma das temporadas em que a força da torcida no Caldeirão mais foi enaltecida. Já em 2016, a equipe orientada por Jorginho ficou 12 partidas sem saber o que é derrota como mandante. Em ambos os exemplos, o Vasco jogou a Série B. No entanto, o clube também bateu oito partidas invicto em casa em outros anos como 2006 e 2011.
Na sequência atual, nem mesmo diante do ABC, que é o lanterna da própria Série B, o time conseguiu se impor. O empate em 0 a 0 levou a decisão da vaga para a terceira fase da Copa do Brasil para os pênaltis, e os potiguares foram mais eficientes. Aliás, somando o amistoso contra o Athletic, entre o Carioca e o Brasileirão, o Cruz-Maltino não marca um golzinho sequer em seu estádio há seis partidas ou 540 minutos.
O próximo compromisso do Vasco é, novamente, na Colina Histórica, no dia 23, contra o Athletico-PR. Afinal, a partida contra o América-MG, que seria neste fim de semana, no Independência, foi adiada por conta do jogo do Coelho na Copa Sul-Americana.
Piores campanhas em casa após 14 rodadas:
Chapecoense em 2021
– 6 derrotas e 1 empate (5.5%)
América-RN em 2007
– 6 derrotas e 1 vitória* (17%)
Vasco em 2023
– 1 vitória, 1 empate e 5 derrotas (19%)**
Náutico em 2013
– 1 vitória, e empates e 3 derrotas (27%)
*Vitória do América-RN foi conquistada no sétimo jogo
**Considerando apenas São Januário, são 4 derrotas e 0% de aproveitamento