Com 0% em São Januário, Vasco fica perto da pior campanha em casa da história
Redação Jogada10
Com 0% em São Januário, Vasco fica perto da pior campanha em casa da história

Antes um território hostil para os adversários, São Januário virou palco de fracassos para o Vasco neste Brasileirão. Afinal, a equipe não marcou um ponto sequer em quatro partidas em seu estádio, algo inédito para o clube. Assim, já se aproxima da pior marca da história dos pontos corridos, que pertence ao América-RN, em 2007, com nada menos do que seis derrotas nos primeiros seis jogos no Machadão.

Por outro lado, o atenuante para o Cruz-Maltino é ter feito cinco pontos em nove possíveis como mandante no Maracanã e no Luso-Brasileiro, respectivamente, nos empates com Palmeiras e Fluminense, ambos em abril, e na recente vitória sobre o Cuiabá, com portões fechados. Ou seja, a campanha geral em casa indica 19% de aproveitamento. Neste caso, além do time potiguar, a Chapecoense de 2021 também fica atrás nos últimos 20 anos. Isso porque, os catarinenses conquistaram apenas um empate nos primeiros sete jogos no Brasileirão daquele ano.

Vasco faz campanha terrível em casa nesta temporada e caiu para o ABC na Copa do Brasil – Foto: Daniel Ramalho / Vasco

Tanto América-RN quanto Chape caíram – e em último lugar. Além disso, tiveram as piores pontuações entre todos os campeonatos com este formato (17 e 15). O sinal de alerta já está ligado na Colina, e os reforços surgem como salvação para tirar o Vasco da grave crise. A diretoria, até aqui, contratou o zagueiro Maicon, o volante Gary Medel e o atacante Serginho. E busca, ainda, um lateral-esquerdo, um meia e um centroavante (o argentino Lucas Pratto tem proposta). Enquanto isso, o técnico Ramón Díaz comanda a primeira atividade nesta quinta.

Vasco já foi soberano em casa

Durante anos, as campanhas em São Januário sustentaram o clube carioca nas competições. Em 2022, inclusive, foram 13 jogos de invencibilidade, em uma das temporadas em que a força da torcida no Caldeirão mais foi enaltecida. Já em 2016, a equipe orientada por Jorginho ficou 12 partidas sem saber o que é derrota como mandante. Em ambos os exemplos, o Vasco jogou a Série B. No entanto, o clube também bateu oito partidas invicto em casa em outros anos como 2006 e 2011.

Na sequência atual, nem mesmo diante do ABC, que é o lanterna da própria Série B, o time conseguiu se impor. O empate em 0 a 0 levou a decisão da vaga para a terceira fase da Copa do Brasil para os pênaltis, e os potiguares foram mais eficientes. Aliás, somando o amistoso contra o Athletic, entre o Carioca e o Brasileirão, o Cruz-Maltino não marca um golzinho sequer em seu estádio há seis partidas ou 540 minutos.

O próximo compromisso do Vasco é, novamente, na Colina Histórica, no dia 23, contra o Athletico-PR. Afinal, a partida contra o América-MG, que seria neste fim de semana, no Independência, foi adiada por conta do jogo do Coelho na Copa Sul-Americana.

Piores campanhas em casa após 14 rodadas:

Chapecoense em 2021 – 6 derrotas e 1 empate (5.5%)
América-RN em 2007 – 6 derrotas e 1 vitória* (17%)
Vasco em 2023 – 1 vitória, 1 empate e 5 derrotas (19%)**
Náutico em 2013 – 1 vitória, e empates e 3 derrotas (27%)

*Vitória do América-RN foi conquistada no sétimo jogo
**Considerando apenas São Januário, são 4 derrotas e 0% de aproveitamento

Siga o Jogada10 nas redes sociais: Twitter, Instagram e Facebook.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!