O Flamengo superou as habituais adversidades que costuma encontrar no estádio do Athletico-PR para assegurar sua classificação às semifinais da Copa do Brasil. Na noite desta quarta-feira (12), na Ligga Arena (antiga Arena da Baixada), a equipe carioca venceu por 2 a 0 o duelo de volta das quartas de final do mata-mata nacional. Na ida, já havia triunfado por 2 a 1.
Erick, contra, e Gabigol anotaram os gols do jogo pegado e com vasta distribuição de cartões em Curitiba. Na próxima fase, o Rubro-Negro carioca terá pela frente o Grêmio, que eliminou o Bahia nos pênaltis.
Furacão melhor, mas Mengão em vantagem
A tensão do duelo entre rubro-negros fez com que os 20 minutos iniciais fossem muito estudados. Assim, o Flamengo manteve a posse, enquanto o Athletico buscou pressionar a saída para forçar o erro do rival. Aos poucos, os donos da casa passaram a frequentar mais o ataque e levaram algum perigo ao goleiro Matheus Cunha, com Vitor Roque, Vitor Bueno e Erick. Ao impor marcação eficiente e constância no ataque, o Athletico se aproximou mais do gol. Contudo, quem balançou a rede foi o Flamengo. Aos 44 minutos, Thiago Maia cruzou para a área, Arrascaeta desviou para o meio, e Erick cabeceou contra a própria rede, sem chances de defesa para Bento.
Gol anulado e polêmica na linha traçada
O ritmo continuou eletrizante no retorno do intervalo. Desse modo, o Furacão mostrou intensidade, buscando explorar alguns espaços entre as linhas de marcação. Entretanto, com a entrada de Allan (fez sua estreia) no decorrer da etapa, o Flamengo melhorou o posicionamento na entrada da área. Aos 17, Gabigol teve gol anulado pela arbitragem e pelo VAR. A linha de impedimento traçada pela arbitragem de vídeo gerou reclamação acintosa dos flamenguistas, e Sampaoli recebeu cartão amarelo.
Festival de cartões, e Gabigol volta a marcar. Mas agora vale
Por outro lado, Cuello, do Furacão, quase fez um gol olímpico ao cobrar escanteio fechado. Matheus Cunha, aliás, chegou a raspar e a bola bateu na trave. O jogo seguiu tenso e com vasta distribuição de cartões amarelos. Aos 45, uma troca de empurrões resultou nas expulsões de Thiago Heleno e Gerson. Mas ainda dava tempo para Gabigol, o grande personagem da partida, voltar a balançar a rede. Nos acréscimos, Léo Pereira ajeitou de cabeça após cruzamento de David Luiz, e Gabigol concluiu para a rede.
ATHLETICO 0x2 FLAMENGO
Jogo de volta das quartas de final da Copa do Brasil
Data:
12/7/2023
Local:
Ligga Arena, Curitiba (PR)
ATHLETICO:
Bento; Pedro Henrique, Thiago Heleno e Zé Ivaldo (Esquivel, intervalo); Khellven (Madson, 35’/2ºT), Fernandinho, Erick (Pablo, 24’/2ºT) e Christian; Vitor Bueno, Canobbio (Cuello, 35’/2ºT) e Vitor Roque. Técnico
: Wesley Carvalho (interino).
FLAMENGO:
Matheus Cunha, Wesley, Fabrício Bruno, David Luiz e Ayrton Lucas; Victor Hugo (Allan, 16’/2ºT), Thiago Maia (Léo Pereira, intervalo), Gerson, Everton Ribeiro (Luiz Araújo, 42’/2ºT) e Arrascaeta; Gabigol. Técnico
: Jorge Sampaoli.
Gols:
Erick, contra, 44’/1ºT (0-1); Gabigol, 47’/2ºT (0-2)
Árbitro:
Braulio da Silva Machado (Fifa-SC)
Assistentes:
Danilo Ricardo Simon Manis (Fifa-SP) e Kleber Lucio Gil (SC)
VAR:
Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (Fifa-SP)
Cartão Amarelo:
Fernandinho, Vitor Roque, Esquivel (ATH); Ayrton Lucas, Allan, Thiago Maia, Arrascaeta, Sampaoli (FLA)
Cartões vermelhos:
Thiago Heleno, 45’/2ºT (ATH); Gerson 45’/2ºT (FLA)
Siga o Jogada10 nas redes sociais: Twitter, Instagram e Facebook .