Amistoso Brasil X Guiné é marcado por campanha antirracista

O repertório musical antes do jogo foi exclusivo de canções de artistas negros - entre eles, Seu Jorge - tocadas pelos alto-falantes - Reprodução SporTV.

Jogada10

O corredor de acesso ao gramado ganhou a frase "Com racismo não tem jogo", um lema da campanha realizada pela CBF - Foto: Joilson Marconne/CBF.

Jogada10

Os jogadores entraram em campo vestindo um uniforme preto, em vez das cores tradicionais da Seleção - Reprodução SporTV.

Jogada10

Os dois hinos foram , então, tocados enquanto os jogadores estavam em formação no gramado. Primeiro, o hino de Guiné - Reprodução SporTV.

Jogada10

O país costuma ser confundido com Guiné Bissau, com o qual faz fronteira (por 386 km) - Foto: Domínio público.

Jogada10

Por isso, para distingui-lo, Guiné também é chamado de Guiné-Conacri (absorvendo o nome de sua capital, a cidade de Conacri, sede da República). O país tem cerca de 10 milhões de habitantes - Foto: Boubacar Bila Diao Balde.

Jogada10

Torcedores de Guiné estavam misturados a brasileiros na arquibancada, sem separação de grupos - Foto: Reprodução SporTV.

Jogada10

Depois foi a vez do hino brasileiro, cantado por todos os jogadores - Foto: Reprodução SporTV.

Jogada10

O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, acompanhou a comissão técnica da Seleção (ao lado do técnico Ramon Menezes) durante a execução do hino - Foto: Reprodução SporTV.

Jogada10

Após o momento cívico, os jogadores fizeram uma manifestação contra o racismo se ajoelhando no campo - Foto: Reprodução SporTV.

Jogada10

Foi comum ver jogadores com a cabeça baixa, como Marquinhos, numa demonstração de repúdio às ações de discriminação - Foto: Reprodução SporTV.

Jogada10

Alguns jogadores preferiram se sentar, como o goleiro brasileiro Ederson - Foto: Reprodução SporTV.

Jogada10

Os jogadores de Guiné, que, por sua etnia, são negros, também participaram da manifestação - Foto: Reprodução SporTV.

Jogada10

O protesto silencioso durou um minuto, com todos sentados ou agachados no gramado - Foto: Reprodução SporTV.

Jogada10

Torcedores acompanharam a manifestação respeitando o minuto de silêncio - Foto: Reprodução SporTV.

Jogada10

A contagem regressiva para o começo do jogo, então, foi feita com uma mão marcando o número de segundos (na foto, 2 segundos para o início do jogo), enquanto, ao lado, uma outra mão fechada se erguia no símbolo da luta antirracista - Foto: Reprodução SporTV.

Jogada10

Só então, o jogo pôde começar - Foto: Reprodução SporTV.

Jogada10

O uniforme preto foi usado ao longo de todo o primeiro tempo - Foto: Joilson Marconne/CBF

Jogada10

E o primeiro gol do Brasil saiu aos 26' da etapa inicial, marcado por Joelinton - Foto: Joilson Marconne/CBF.

Jogada10

Três minutos depois, aos 29'. Rodrygo deixou o dele - Foto: Divulgação/FIFA

Jogada10

No segundo tempo, a Seleção voltou do intervalo com o uniforme tradicional, canarinho. O jogo estava 2 a 1 porque Guirassy descontou para Guiné aos 36' do primeiro tempo - Foto: Joilson Marconne/CBF

Jogada10

Militão, então, logo ampliou a vantagem brasileira aos 2' da etapa final - Foto: Joilson Marconne/CBF.

Jogada10

E Vini Jr, camisa 10 no lugar de Neymar, fechou o placar ao marcar de pênalti aos 42' - Foto: Divulgação/FIFA

Jogada10

Cabe ressaltar que, mesmo num dia de declarada campanha antirracista, houve denúncia de discriminação racial antes da partida - Foto: Reprodução SporTV

Jogada10

Felipe Silveira (de camisa preta), amigo de infância de Vini Jr, que hoje é assessor do jogador, disse que um segurança (de óculos, diante dele) o insultou - Foto: Reprodução SporTV.

Jogada10

Segundo ele, o segurança lhe disse: "Esta é minha arma para você", e apontou uma banana em sua direção - Foto: Reprodução SporTV.

Jogada10

Outros seguranças tentaram tirar o colega do local, mas os brasileiros que faziam parte da equipe de Vini Jr, junto com Felipe,. impediram que ele saísse - Foto: Reprodução SporTV.

Jogada10

Os brasileiros solicitaram que a administração do estádio verifique as imagens das câmeras de monitoramento para flagrar o ato racista - Foto: Reprodução SporTV.

Jogada10

O jogo foi no estádio El Prat, também chamado RCDE, que fica em El Prat de LLobregat, na Espanha - Foto: Elemaki wikimedia commons .

Jogada10

O estádio é a casa do Espanyol, clube fundado em 1900, que é um dos mais importantes da Catalunha - Foto: Panotxa wikimedia commons .

Jogada10

Esse pequeno município de 31 km² fica na província de Barcelona, cuja capital é a famosa cidade de Barcelona, sede do Barça, o mais popular clube da Catalunha - Foto: Smiley.toerist wikimedia commons.

Jogada10

A região onde fica o estádio tem residências luxuosas, inclusive com mansões de jogadores. Para se ter uma ideia, El Prat fica a apenas 10 km de Esplugues de LLobregat, cidade conhecida por abrigar a mansão onde Piqué viveu com a cantora Shakira antes da separação - Foto: Reprodução Instagram @shakira.

Jogada10

Fim de jogo. O Brasil venceu. Mas o principal foi a mensagem que uniu os dois times - e todos no estádio - numa só luta - Foto: Divulgação/FIFA

Jogada10

Veja mais Top Stories