Veja o Raio-X do Brasileirão feminino, que começa nesta 6ª (23/2)
Carlos Alberto
Veja o Raio-X do Brasileirão feminino, que começa nesta 6ª (23/2)

Começa nesta sexta-feira (24/2), com o jogo Santos x Flamengo, às 20h, na Vila Belmiro, o Brasileirão feminino de 2023. Serão 16 equipes que buscarão um caneco que na temporada passada ficou com o Corinthians pela terceira vez seguida. Com o futebol feminino ganhando impulso nos últimos anos, com o apoio da CBF e grandes clubes reforçando seus times com jogadores de ponta, a competição promete ser uma das mais competitivas da história. Além disso, servirá de preparação para várias atletas que estarão representando o Brasil na Copa do Mundo da categoria que se realizará na Austrália e na Nova Zelândia, entre os dias 20 de junho e 20 de julho

Não deixe de aproveitar o bônus do galera.bet para fazer as suas apostas nos principais jogos no Brasil e no mundo

Os concorrentes

São 16 as equipes que entram na competição: Corinthians, Ferroviária, Palmeiras, Santos e São Paulo (SP); Atlético e Cruzeiro (MG); Grêmio e Internacional (RS); Flamengo (RJ); Athletico (PR): Kindermann (SC); Real Brasília (DF); Bahia (BA); Ceará (CE); e Real Ariquemes (RO).

O regulamento

A primeira fase do Brasileirão feminino tem 15 rodadas. Jogam todos contra todos em turno único. Os quatro últimos caem para a Segundona (Série A-2). Contudo, os oito primeiros colocados avançam para as quartas de final. Mas a partir desta fase, mata-mata (ida e volta) até a final. quartas os confrontos serão: 1º x 8º, 2º x 7º, 3º x 6º e 4º x 5º.

Corinthians buscam o quarto caneco seguido (e o Penta!)

O favoritismo é do Corinthians. O time foi campeão em 2018, além dos anos de 2020, 2021 e 2022. Além disso, não bastasse o ótimo elenco, ainda contratou jogadoras de ponta: Duda Sampaio e Ju (ambas do Internacional), Carol Nogueira, ex-São Paulo, e a atacante Isabela. Em compensação, perdeu Bianca Gomes. Entre os destaques estão a goleira Letícia, a lateral-esquerda Tamires, a zagueira Tarciana, a lateral Yasmim, todas da Seleção Brasileira, além da veterana Gabi Zanotti.

Olho em Palmeiras e Flamengo

Os principais rivais do Corinthians para a temporada são Palmeiras, Internacional e Flamengo. O Palmeiras, atual campeão da Libertadores, tenta acabar com a hegemonia corintiana e conquistar seu primeiro caneco. Tem um time muito poderoso e Bia Zaneratto, titular da Seleção Brasileira é a estrela maior.

O Flamengo, campeão em 2016, mas coadjuvante desde então, se reforçou muito para a competição. Com a goleira Barbara e Duda, jogadores da Seleção Brasileira, que chegaram na temporada passada, também conta com Thais Regina (ex-São Paulo) e Louvain (Botafogo), além de duas jogadoras para compor o elenco: a goleira Karol Alves (ex-Bragantino) e a volante Nath, destaque do Ceará, que subiu para a elite em 2022.

Mais concorrentes de peso

Aliás, o Internacional, vice-campeão brasileiro, vem bem diferente da temporada pasada. Perdeu atletas de ponta, como Duda Sampaio e Ju. Mas foi buscar fora do país alguns reforços de qualidade. Sandoval e Fany (ambas da seleção do Paraguai) e Aquino (da seleção do Uruguai), além de repatriar a verterana Paty Llanos, que estava em Portugal.

Outras três equipes podem surpreender. Uma é o Santos, campeão em 2017, já teve Marta no elenco, conta com uma das mais importantes jogadoras da história do futebol feminino do Brasil, a goleadora Cristiane, de grande sucesso na Seleção (mas que nção vem sendo convocada por Pia Sundhage para o time Canarinho). Além dela, Bianca Borges foi contratada e isso aumenta ainda mais o poder de fogo das Sereias. Isso sem falar de Vitória Yayá, apoiadora da Seleção.

O São Paulo, que terminou em terceiro lugar, não vem para brincar: Pardal, Travalão, Fe Palermo, Micaelly (a nova camisa 10) Dudinha, todas seguem no elenco. Um dos principais reforços é a apoiadora Kika Brandino (ex-Flamengo)

A terceira é a Ferroviária. Sempre tradicional no futebol feminino, campeão brasileiro em 2014 e 2019; campeão da Libertadores em 2015 e 2020. Enfim, com muita história. Além disso, tem goleira de Seleção, Luciana. As atacantes Laryh e Eudimilla seguem no time e são muito eficazes.

Jogos da primeira rodada

Sexta-feira (24/2)
Santos x Flamengo – 20h
Sábado (25/2)
Corinthians x Ceará – 11h
Internacional x Athletico-PR- 11h
São Paulo x Bahia – 16h
Cruzeiro x Grêmio – 19h
Domingo (26/2)
Palmeiras x Real Ariquemes – 11h
Avaí/Kindermann x Real Brasília – 15h
Atlético-MG x Ferroviária – 20h

Siga o Jogada10 nas redes sociais: Twitter , Instagram e Facebook.

O post Veja o Raio-X do Brasileirão feminino, que começa nesta 6ª (23/2) apareceu primeiro em Jogada 10 | Últimas notícias de Futebol .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!