O Fluminense venceu o São Paulo por 2 a 0, no Maracanã, com gol de Kauã Elias e Keno, ainda no primeiro tempo. No contexto geral da partida, o confronto entre os tricolores foi bastante equilibrado, além de um tanto quanto morno, sem muitas emoções na primeira etapa. Aliás, 3 pontos importantes estavam em jogo.
Para o São Paulo, a vitória era importante para colar no pelotão de elite do Brasileirão , o G4, enquanto para o Tricolor das Laranjeiras, a vitória evitou que passasse a rodada no Z4, já que o Corinthians conquistou a vitória na rodada e ia colocar o Fluminense na zona da degola.
PRIMEIRA ETAPA SEM GRANDES EMOÇÕES
Os 45 minutos iniciais foram mornos, entretanto, equilibrados. Sem grandes atuações das duas equipes, diante de um Maracanã vazio, mas que apoiava o Fluminense nesse momento de extrema necessidade dos 3 pontos, visto que o Corinthians venceu o Flamengo e colocou o Flu no Z4.
O Tricolor das Laranjeiras sofria bastante para fazer conexões com seus principais jogadores, Ganso e Arias, que não recebiam oportunidades de protagonizar a partida.
Os primeiros 20 minutos do São Paulo foram melhores, com melhores chances, apesar de também estarem bastante espaçado, sem grandes participações de Calleri e Lucas Moura – recentemente convocado pelo Dorival Júnior para a Seleção Brasileira.
Mas como o futebol é muito imprevisível, o Fluminense abriu o placar com um golaço de Kauã Elias, destacando as melhores qualidades do cria de Xerém, um gol de centroavante nato. A assistência foi um passe lateral de calcanhar de Ganso, um dos raros momentos do meia na partida.
Após o gol, aconteceu uma confusão dentro de campo, pois os jogadores do São Paulo queriam que o gol fosse anulado devido a uma possível falta sofrida pelo Calleri na origem do lance, mas a arbitragem não concordou e seguiu o jogo.
Em resumo, primeiro tempo morno e equilibrado, com um São Paulo que começou melhor, mas perdeu o controle da partida após sofrer um gol na individualidade do Fluminense. Entretanto, ambos os times não vinham fazendo uma partida vistosa.
SEGUNDA ETAPA DISPUTADA ATÉ OS MINUTOS FINAIS
Visando corrigir os grandes espaços no Tricolor Paulista, o técnico Zubeldía realizou 3 alterações ainda no intervalo e voltou para a segunda etapa com Ferraresi, Luciano e Marcos Antônio para tentar colocar mais ofensividade na partida e resolver o problema de ter o Calleri muito isolado.
As alterações do São Paulo trouxeram mais volume para o time, além de mais ofensividade, até por estar atrás do placar. O Tricolor Paulista colocava um ritmo intenso na partida, difícil para o Fluminense acompanhar.
Mas ao mesmo tempo, as alterações de Mano Menezes no Fluminense também deram um gás a mais no time, até porque já estava perdendo o controle da partida. Guga entrou no lugar de Marcelo e fez mais uma excelente partida. Kauã Elias saiu para entrada de Lima, que atuou centralizado.
A partir da metade do segundo tempo, a partida já virou um ataque contra defesa, pressão total do São Paulo para cima do Fluminense. Enquanto o Tricolor Paulista usava suas armas técnicas para atacar, o Fluminense se fechava na defesa para tentar segurar o importantíssimo resultado no placar.
E para sacramentar os 3 pontos para o Fluminense num final de jogo bastante emocionante, Keno recebe um excelente passe de Guga, e marca aos 91 para aumentar o placar favorável ao Tricolor das Laranjeiras. 2×0.
AGENDA
Agora, o Fluminense volta a campo no domingo (15) – após a Data Fifa -, contra o Juventude, às 16h (horário de Brasília), no Estádio Alfredo Jaconi. O São Paulo, por sua vez, visita o Atlético-MG na quinta-feira (12), para tentar reverter a derrota por 1 a 0 sofrida no primeiro jogo da Copa do Brasil.