O Cruzeiro precisava anotar dois gols de diferença para se classificar diretamente às quartas de final da Copa Sul-Americana . Uma missão a princípio complicada, já que enfrentava um adversário cascudo e tradicional como o Boca Juniors. Porém, incrivelmente, aos 19 segundos de partida, o lateral-direito da equipe argentina Advíncula foi expulso por uma forte entrada no tornozelo de Lucas Romero.
PRIMEIRO TEMPO
O novo cenário criado de maneira tão repentina mudou os rumos da partida. O Cruzeiro se lançou à frente e o Boca se acuou em seu campo. Pressionando a saída de bola argentina, Lautaro Díaz roubou a posse, que sobrou para Matheus Pereira. O camisa 10 cruzeirense chutou forte e o goleiro Romero rebateu nos pés de Matheus Henrique, que empurrou para as redes.
Alguns minutos depois, após cobrança de escanteio e confusão na área, Walace arrematou e a bola desviou na zaga xeneize, matando o goleiro Romero. 2 a 0 Cruzeiro.
Ofensivamente, o Cruzeiro teve uma queda na segunda metade do 1º tempo. Deu a bola ao Boca, que conseguiu criar algumas jogadas de perigo, com Zenón e Giménez. A trave ainda salvou os argentinos, em uma bela finalização de Lautaro Díaz, a última do Cruzeiro na primeira etapa. Nos acréscimos. o mesmo Giménez diminuiu para os boquenses.
SEGUNDO TEMPO
A etapa final foi diferente do que muitos imaginavam. Mesmo com 1 jogador a mais, a Raposa demonstrou dificuldade e insegurança em ter a bola e na construção de jogadas. A única chance de perigo do Cruzeiro veio em um toque genial de Matheus Pereira, que encobriu Romero e carimbou delicadamente a trave. Fora isso, foi um segundo tempo amarrado, sem muitas oportunidades de ambos os lados. Resultado final de 2 a 1, que levou a decisão para as penalidades.
PÊNALTIS
Nas cobranças, a emoção continuou. Das dez batidas no toal, nove foram convertidas. O Cruzeiro acertou o alvo em todos os seus chutes. O Boca desperdiçou sua última, com Merentiel, que jogou por cima do gol. 5 a 4 nas cobranças e Cruzeiro classificado para as quartas de final da Copa Sul-Americana.
Agora, a Raposa enfrenta o Libertad do Paraguai pelas quartas de final da Sul-Americana, em busca de mais um título internacional para a sua sala de troféus.