Nesta segunda-feira (19), no Barradão, às 20h, o Cruzeiro enfrenta o Vitória, pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro. A Raposa chega para esse duelo após perder para o Boca Juniors, na Argentina, pela Sul-Americana. Já o Leão da Barra, perdeu o clássico diante do Bahia, no último domingo (11), na Arena Fonte Nova, pelo Brasileirão.
Os clubes vivem momentos distintos no Campeonato. Enquanto o Cruzeiro busca se figurar e se firmar na primeira parte da tabela, o Vitória luta para sair da zona de rebaixamento. Atualmente com 36 pontos, caso consiga a vitória, o time celeste chegará a 39 pontos, ocupando, assim, a 5ª posição. Em caso de empate ou de derrota, permanece na 7ª posição, fora do G6 da competição.
Já o time baiano, precisa de, pelo menos, um empate para sair do Z4. Atualmente está na 17ª posição, com 21 pontos. Em caso de vitória, empata em pontuação com o Grêmio, que é o atual 15º colocado, com 24 pontos, e já perdeu na rodada.
Para além da pontuação, o confronto de logo mais vale a reabilitação para os comandantes de Seabra no Campeonato. Nos últimos dois jogos, o Cruzeiro empatou o clássico e perdeu para o Fortaleza, em Cariacica, sendo, assim, a última vitória celeste diante do Botafogo, no Nilton Santos, no dia 27/07.
Falando sobre o retrospecto geral entre as equipes, o Cruzeiro leva a melhor. Em 57 jogos disputados, são 34 vitórias da Raposa, 12 do Leão da Barra e outros 11 empates. O último duelo, inclusive, foi pelo primeiro turno do Brasileirão, com vitória mineira, por 3 a 1, no Mineirão. Diferentemente daquele jogo, agora, os times contam com modificações nos seus elencos, com saídas e chegadas de reforços.