O entusiasmo pelo esporte e o espírito olímpico estão em alta no Brasil, e o mais recente projeto a entrar em cena é o Projeto Oportunidade Através do Esporte. Lançado com a proposta de fomentar o desenvolvimento esportivo e promover a inclusão social, o projeto chega com força à Bahia e a Minas Gerais, duas regiões com grande potencial esportivo e cultural.
O Oportunidade Através do Esporte entra em seu oitavo ano de realização com o objetivo de proporcionar chances para jovens talentos em ambas as regiões, oferecendo aulas de diversas modalidades esportivas de alta qualidade. A iniciativa tem parcerias estratégicas com instituições locais, além de contar com a realização de palestras com temas transversais para auxiliar no processo de educação dos beneficiários.
Na Bahia, o projeto é realizado nas cidades de Camaçari, Lauro de Freitas, Andorinha, Monte Santo, e Península de Maraú com foco em esportes como futebol feminino, boxe e judô. Já em Minas Gerais, Varginha recebe o projeto, que terá foco no futsal. Ambas as regiões foram escolhidas pela necessidade de programas esportivos educacionais estruturados.
Cada local de execução do projeto recebe um evento de lançamento da iniciativa. Varginha (MG) e Lauro de Freitas (BA) foram os primeiros.
Confira o calendário:
20/08 Núcleo Abrantes – Camaçari (BA);
22/08 Núcleo Pracinha da Cultura (BA);
28/08 Núcleo Andorinha (BA);
29/08 Núcleo Monte Santo (BA);
04/09 Núcleo Abrantes Camaçari – futebol feminino (BA);
O Projeto Oportunidade Através do Esporte está comprometido em criar um legado duradouro e em contribuir para o crescimento esportivo e educacional dessas regiões, servindo como um exemplo de como o esporte pode ser um agente transformador.
Para Hagmar Madeira, um dos fundadores da De Peito Aberto, o oitavo ciclo do Oportunidade Através do Esporte é lançado em um mês muito propício para o esporte brasileiro. “Em um momento em que o país celebra o espírito olímpico, a iniciativa se destaca como um brilhante exemplo de como o investimento em esportes pode inspirar e transformar vidas”, disse.
O Projeto Oportunidade Através do Esporte é realizado pela De Peito Aberto com patrocínio de grandes empesas como Bayer, Ferbasa, Ibar e Grupo Boticário, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte.
Sobre a De Peito Aberto
A De Peito Aberto (DPA) é uma organização social criada com o objetivo de contribuir para o esporte, educação, saúde e cultura para pessoas em situação de vulnerabilidade social e econômica ao redor de todo o país. A instituição se destaca pela experiência em planejar e executar projetos em parceria com gestores públicos e privados, tendo como principal diferencial a excelência pedagógica e metodológica oferecida às pessoas impactadas pelas iniciativas.
Com mais de 18 anos de história, a instituição idealizada por atletas e entusiastas do esporte já beneficiou mais de 60 mil crianças e adolescentes. Esporte na Cidade, Oportunidade Através do Esporte, Educar com Cultura, Superação, Educa Skate, Educa Fut e Esporte na Cidade Norte Nordeste são alguns dos projetos realizados pela instituição via Lei Federal de Incentivo ao Esporte e com o apoio de parceiros privados, entre eles Vallourec, Pirelli, Ferbasa, Iveco, Grupo CNH, White Martins, MRN e Vale, entre outros.
A DPA possui também conhecimento em projetos com verba direta. É o caso do Trilhando Caminhos, que beneficia crianças, jovens e adultos no município de Barcarena, no Pará. A iniciativa conta com aporte da Hydro.
Em 2021, o projeto Esporte na Cidade – Núcleo Salvador foi um dos vencedores do Prêmio de Serviço Público das Nações Unidas 2021, na categoria “Promoção de serviços públicos com perspectivas de gênero para alcançar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)”.
A instituição possui mais de 100 colaboradores distribuídos entre os escritórios de Minas Gerais (Belo Horizonte), Bahia (Lauro de Freitas) e Pará (Barcarena).