Campeões brasileiros de XCE vivem expectativa para etapa de São Paulo da Copa do Mundo
Mais Esportes
Campeões brasileiros de XCE vivem expectativa para etapa de São Paulo da Copa do Mundo

A menos de uma semana para a etapa de São Paulo da Copa do Mundo de XCE, o Cross Country Eliminator, organizada pela Avelar Sports em parceria com a Shimano Fest, ciclistas renomados internacionalmente finalizam a preparação. Entre eles, estão o paulista Luiz Henrique Cocuzzi e a baiana Ana Laura Moraes, que no último dia 4 conquistaram o título de campeões brasileiros da categoria, em Congonhas (MG).

Ambos defendem a Audax Racing, que é patrocinadora master da prova a ser realizada neste domingo (18), no Memorial da América Latina, na Zona Oeste da capital paulista, e despontam como grandes talentos do mountain bike na atualidade. Os primeiros treinos livres acontecerão no sábado (17).

Luiz Henrique Cocuzzi, de 31 anos, tem no currículo o título de campeão panamericano de XCE em 2015, mas acabou se afastando da modalidade nos últimos anos. Em 2024, decidiu voltar a competir no mountain bike e saiu com a vitória, o que deu ainda mais motivação para os próximos desafios.

“Chego com a expectativa alta e estou me preparando muito bem para esta prova. Por ser uma etapa da Copa do Mundo de XCE, ainda mais dentro da Shimano Fest, a competição tem um grande peso”, conta Cocuzzi, que também ficou com o título no XCO no Brasileiro.

A jovem Ana Laura, de apenas 19 anos, não para de colecionar conquistas em diversas modalidades do ciclismo. Além do XCE, é a atual campeã brasileira de estrada e maratona.  

“Será a minha primeira vez correndo uma Copa do Mundo de XCE, então vejo como uma grande oportunidade de largar com as melhores do mundo. Agora, com o título de campeã brasileira de XCE, estou animada e as expectativas são as melhores”, comentou Ana Laura. 

O XCE (Cross-Country Eliminator) é uma modalidade do Mountain Bike que vem crescendo no cenário nacional e internacional. Na modalidade, os ciclistas competem em curvas sinuosas, com obstáculos, e precisam eliminar um ao outro, até sobrar o vencedor. 

“O Brasil tem desenvolvido bastante no mountain bike, e estão aumentando o nível de todos, tanto dos atletas, quanto do evento e organizados. E isso ajuda nós atletas a crescermos e evoluirmos também”, destacou Ana Laura. 

Astros e estrelas internacionais em ação

Além dos brasileiros, a etapa de São Paulo da Copa do Mundo de XCE contará com o brilho de diversos ciclistas de renome internacional. Destaque para o francês Titouan Perrin-Ganier, hexacampeão mundial de XCE, e a italiana Gaia Tormena, pentacampeã mundial da categoria.

A etapa brasileira do Mundial de XCE será a sexta de oito. A Copa do Mundo de Cross Country Eliminator é organizada pela City Mountainbike e a UCI (Union Cycliste Internationale). Todas as paradas acontecem em grandes cidades, o que evidencia o tamanho da competição e a confiança depositada na Avelar Sports. 

“O Brasil está sendo palco de grande eventos, e virando referência na América Latina. Os atletas estão vindo participar pela quantidade e pela qualidade das provas que estão acontecendo no Brasil”, comentou Cocuzzi. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!