O Tricolor das Laranjeiras vive uma fase importante para sua recuperação na tabela do Campeonato Brasileiro, já que chegou a quatro jogos de invencibilidade, sendo três vitórias e uma empate.
A vitória mais recente, neste domingo (28) contra o RB Bragantino , contou com um personagem novo – tanto de idade, quanto na minutagem dentro do elenco -, que vem decidindo e sendo crucial nesse momento em que o Fluminense tenta se reerguer: o jovem Kauã Elias.
O cria de Xerém, Kauã Elias, já fazia apresentações espetaculares nas categorias de base do clube, sendo inclusive o carrasco de grandes rivais, porém no elenco principal ele não havia recebido grandes oportunidades como vem recebendo agora.
Desde a rodada 16 do Brasileirão, a partida em que o Fluminense começou a esboçar uma reação no campeonato nacional – na ocasião, ainda figurava na lanterna -, Kauã Elias fez 4 jogos (1 como titular) e marcou 3 gols, daqueles que são decisivos e garantindo pontos fundamentais pro Tricolor.
Aliás, essa 16ª rodada foi emblemática para o garoto de 18 anos justamente porque ele balançou as redes aos 89 minutos da partida contra o Criciúma, fora de casa, gol que garantiu um pontinho valioso nesta luta do Fluminense contra o rebaixamento.
Desta partida em diante, ainda marcou contra o Cuiabá, também fora de casa, aos 73 minutos de partida, e garantiu o triunfo da equipe por 1 a 0. Essa que foi a primeira vitória do Fluminense fora de casa na competição.
Também marcou neste domingo (28), contra o RB Bragantino, novamente fora de casa, e pasmem, o seu gol assegurou os 3 pontos para o Tricolor Carioca. Além de ter desempenhado bem quando saiu do banco na vitória contra o Palmeiras , essa que foi bastante emblemática para essa sequência do Flu.
O sucesso recente do centroavante que recém completou a maioridade, deve-se muito à confiança que o novo treinador, Mano Menezes, tem depositado no jovem atleta.
Na verdade, é até injusto o garoto receber todos os créditos da retomada do clube, quando sabemos que há outros personagens envolvidos, como o Thiago Silva – desde que chegou, a equipe não sofreu gols, e olha que havia sofrido em todas as partidas que disputou no Brasileiro – e o próprio Mano.
Outro fator dado como determinante na boa fase do Kauã Elias é o contraste para seu concorrente na posição, o artilheiro de 2023 e ídolo do clube, Germán Cano.
Não há dúvidas que o argentino é o titular da posição e não havia questionamento até então, porém, com o longo jejum do centroavante que se estende mais do que deveria, há torcedores solicitando ver o Kauã como titular.
Como o garoto não tem nada a ver com a história, ele vendo agarrando cada oportunidade que recebe e vem merecendo todos os frutos que está colhendo, além, é claro, de deixar evidente o futuro brilhante que tem pela frente.
Por fim, vale destacar como mais uma das ironias do destino no mundo esportivo, que no início do Brasileirão o Kauã Elias teve sua relação com o Fluminense estremecida, inclusive, foi punido e suspenso por indisciplina.
Ficou afastado por algumas partidas, foi punido e trabalhou em silêncio, para agora ser importante e decisivo quando o Tricolor das Laranjeiras mais precisava dele.