A Equipe Brasileira de Vela iniciou sua campanha olímpica para Paris 2024 neste domingo (28), com as regatas das classes 49er e 49erFX em Marselha. A equipe conta com 12 atletas, todos preparados para representar o Brasil em um dos esportes mais tradicionais do país.
As bicampeãs olímpicas Martine Grael e Kahena Kunze começaram a busca pelo tricampeonato olímpico na quinta colocação, após três regatas disputadas com ventos fracos na costa francesa. A dupla, que conquistou ouro na Rio 2016 e em Tóquio 2020, somou 11 pontos perdidos até agora. Elas começaram com um 13º lugar, que foi descartado, e seguiram com um quinto e um sexto lugares.
As holandesas Odile van Aanholt e Annette Duetz lideram a competição, com duas vitórias e um quinto lugar, somando apenas 2 pontos perdidos. Em segundo lugar, estão as francesas Sarah Steyaert e Charline Picon, com 4 pontos, seguidas pelas alemãs Maria Bergmann e Hanna Wille, com 7 pontos.
As medalhas nas classes 49er e 49erFX serão decididas com base nos resultados acumulativos das 12 regatas, com cada equipe podendo descartar seu pior resultado após três provas. A Medal Race, que reunirá os dez melhores barcos, terá pontuação dobrada, e o barco com o menor total de pontos será o vencedor.
No 49er masculino, os neozelandeses Isaac McHardie e William McKenzie lideram com 4 pontos perdidos, seguidos pelos irlandeses Robert Dickson e Sean Waddilove com 5 pontos, e os uruguaios Hernán Umpierre e Fernando Diz com 7 pontos. Os brasileiros Marco Grael e Gabriel Simões estão em 20º lugar após uma punição na primeira regata e um 14º e 16º lugares nas seguintes.
O paulista Mateus Isaac também está em Marselha para competir na classe IQFoil, que estreia no calendário olímpico, embora as regatas dessa classe não tenham ocorrido ainda. As competições retornam na segunda-feira (29), com provas nas classes IQFoil masculino e feminino, 49er FX e 49er, com cinco regatas previstas para as pranchas e até três para os skiffs.
“Temos uma equipe que combina experiência e juventude para manter a tradição da vela nos Jogos Olímpicos. Nossa delegação em Marselha conta não apenas com talentosos atletas, mas também com uma equipe multidisciplinar de ponta, incluindo técnicos, fisioterapeutas, nutricionistas e psicólogos esportivos, todos apoiados pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB). Estamos confiantes de que essa preparação abrangente e o talento de nossa equipe nos permitirão buscar medalhas e continuar a trajetória vitoriosa da vela brasileira nas Olimpíadas,” afirmou Marco Aurélio de Sá Ribeiro, Presidente da Confederação Brasileira de Vela.
A vela é uma das modalidades que mais trouxe medalhas ao Brasil na história das Olimpíadas, com um total de 19 medalhas, sendo oito de ouro.
Equipe Brasileira de Vela
- Fórmula Kite : Bruno Lobo
- IQFoil : Mateus Isaac
- 49er FX : Martine Grael e Kahena Kunze
- 49er : Marco Grael e Gabriel Simões
- 470 Misto : Isabel Swan e Henrique Haddad
- NACRA 17 Misto : João Bulhões e Marina Arndt
- ILCA 7 : Bruno Fontes
- ILCA 6 : Gabriella Kidd
Medalhas Olímpicas Brasileiras na Vela
- Ouro : Moscou 1980 (2), Atlanta 1996 (2), Atenas 2004 (2), Rio 2016, Tóquio 2020
- Prata : Los Angeles 1984, Sydney 2000, Pequim 2008
- Bronze : Cidade do México 1968, Montreal 1976, Seul 1988 (2), Atlanta 1996, Sydney 2000, Pequim 2008, Londres 2012