A atual vice-campeão de futebol masculino das Olimpíadas estreiou nesta quarta-feira (24) no estádio Parque dos Príncipes, em Paris. A Espanha, uma das favoritas a medalha na atual edição, venceu o estreante Uzbequistão por 2×1 e largou na frente no grupo C da competição.
O JOGO
O início do jogo não estava fácil para a Espanha, que aos 5 minutos já contava com um cartão amarelo e o ataque praticamente sem tocar na bola. A seleção do Uzbequistão, que pode não ter tradição no futebol, mas tem um bom trabalho na base, pressionou bem durante todo o primeiro, sem dar espaço para a seleção espanhola.
Aos 28 minutos, o lateral direito Mac Pubill marcou o primeiro gol da equipe espanhola com uma bola alta na segunda trave. E o autor do primeiro gol do jogo levou cartão amarelo após cometer uma falta na entrada da área aos 36 minutos. Depois de mais de dois minutos até a cobrança de falta, o goleiro pegou a bola fácil no meio do gol.
No fim do primeiro tempo, uma confusão na área da Espanha levou o árbitro a recorrer ao VAR e marcar um pênalti para o Uzbequistão. Eldor Shomurodov, capitão da seleção, cobra e marca, já nos acréscimos, o primeiro gol de sua equipe em uma Olimpíada, deixando o jogo empatado em 1×1 para o intervalo, mesmo depois de quase 8 minutos de acréscimo.
O segundo tempo começou forte e a Espanha teve a oportunidade de ficar à frente mais uma vez no placar. Mas, aos 13 do segundo tempo, Sergio Gómez cobrou o pênalti sofrido e o goleiro do Uzbequistão fez uma defesa incrível com o pé, mantendo o placar empatado.
Aos 16 minutos, Sergio Gómez se redime com a torcida e consegue um chute forte com a perna esquerda e marca um golaço para a Espanha, aumentando o placar.
Ambas as equipes seguiram o segundo tempo sem facilitar para o adversário, com chutes a gol e boas disputas pela bola dos dois lados o tempo todo.
Após substituição na equipe do Uzbequistão, Alikulov ficou com a braçadeira de capitão e, aos 37 minutos teve a oportunidade de igualar novamente o placar com uma falta próxima à meia-lua, mas chutou para fora.
E outra confusão na área da Espanha levou mais uma vez o VAR a intervir no jogo, já nos acréscimos do segundo tempo, mas nada foi marcado e o jogo seguiu, confirmando a vitória para a seleção espanhola.
A Espanha volta a campo no dia 27, próximo sábado, às 10h, contra a República Dominicana. Já o Uzpequistão entrará em campo às 12h, também no sábado, contra o Egito.