A 51ª edição da Semana Internacional de Vela de Ilhabela Daycoval começou em 20 de julho de 2024, organizada pelo Yacht Club de Ilhabela.
A competição anunciou a marca de 100 veleiros de diversos estados como Espírito Santo, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Rio Grande do Norte, além de estrangeiros da Argentina e Uruguai.
As regatas incluem provas de percurso longo e um novo modelo de pontuação high point. Paralelamente, ocorre o Campeonato Brasileiro de Oceano.
O evento destaca-se por sua programação diversificada e ações de sustentabilidade.
Ídolos do esporte brasileiro como Robert Scheidt e Lars Grael participam das regatas de 2024 divididos em barcos das classes ORC, BRA-RGS, Clássicos, RGS Cruiser e C-30.
Serão mais de 20 regatas programadas em raias tradicionais como o Canal de São Sebastião, Ponta das Canas, Alcatrazes, Farol dos Moleques e Ponta das Selas.
As disputam abrem com as provas de percurso longo como Alcatrazes por Boreste Marinha do Brasil de 55 milhas náuticas e a Toque-Toque, de 23 milhas náuticas.
”Não é só a parte de água, tem muitas atividades dentro e fora do clube. É diferente da Europa, lá eles terminam e vão para casa. Aqui temos grandes eventos, uma extensa programação”, disse Robert Scheidt, medalhista olímpico e embaixador da Semana Internacional de Vela de Ilhabela Daycoval.
Nesta edição será adotado o modelo de high point. O barco que terminar em primeiro lugar receberá pontos equivalentes à quantidade de inscritos na sua classe.
O segundo lugar receberá o número total de inscritos menos um ponto, e assim sucessivamente.
Em paralelo ao evento, será disputado o Campeonato Brasileiro de Oceano, exclusivo para as categorias ORC, BRA-RGS e Clássicos. O evento chancelado pela ABVO – Associação Brasileira de Veleiros de Oceano termina no dia 26.
”A vela é um esporte que exige precisão, trabalho em equipe e um profundo respeito pelo mar, valores que também são fundamentais para nós do Daycoval”, contou Morris Dayan, diretor executivo do Banco Daycoval, patrocinador master da SIVI 51.
Tópicos importantes
Regata por equipes, prêmio aos barcos Clássicos
100 barcos
Barcos de SP, ES, RS, RJ, SC, RN, ARG E URU
Classes: ORC, RGS, RGS-CRUSIER (EX-BICO DE PROA), C-30, CLASSICOS
Morgazeck faz 50 anos e é o barco homenageado
Robert Scheidt, Lars Grael, Albrecht e outros olímpico nesta edição
Naming rights do Daycoval após hiato de quase 10 anos sem Rolex
EMS Vela do Amanhã com mais de 170 crianças de projetos sociais
Ilhabela é rota das baleias
Crioula defende o bicampeonato
Brasileiro de Oceano
Pontuação mudou agora e usa o High Point