Atlético-MG e Vasco se enfrentam neste domingo (21), às 16h, na Arena MRV. O jogo será válido pela 18ª rodada do Brasileirão. A partida reúne duas das piores defesas da competição. Antes do fim do primeiro turno, o Galo já sofreu 25 gols, um a menos do que o Gigante da Colina.
A inconsistência defensiva reflete na posição dos times na tabela. Cotado para disputar as primeiras colocações, a equipe mineira ocupa apenas a 11ª posição com 22 pontos. O Vasco é o nono colocado, com 23. O time carioca vem de uma sequência de quatro vitórias seguidas e saltou sete posições nas últimas cinco rodadas.
Embalado, o Gigante da Colina pode ter o reforço o meia-atacante Payet para o duelo contra o Galo. O jogador francês treina normalmente e pode ser relacionado para o jogo. Já os novos contratados Philippe Coutinho, Souza, Alex Teixeira e Emerson Rodriguéz estão aprimorando a forma física e têm pequenas chances de jogarem.
Do lado mineiro, para o jogo deste domingo, além das contratações (Alonso, Bernard e Fausto Vera), o time terá os retornos de Battaglia, que volta de suspensão, além de Mauricio Lemos e Mariano que foram liberados pelo departamento médico do clube.
Em contrapartida, Guilherme Arana fica de fora por ter levado o terceiro cartão amarelo no jogo contra o Juventude. Quem também estará ausente é o meia Rubens, que está em fase de transição. Everson, Alisson e Zaracho estão lesionados e seguem em tratamento.
RETROSPECTO
O histórico de confrontos entre Atlético e Vasco é marcado pelo equilíbrio. Em 77 partidas entre as equipes, foram 28 vitórias do Galo, 30 da equipe cruzmaltina e 19 empates.
Em duelos com o mando de campo do Atlético, o retrospecto é amplamente favorável ao time mineiro. São 20 triunfos do Galo, 10 derrotas e seis empates. Os dados são do site oGol .
Apesar do histórico favorável como mandante, o Galo perdeu o último embate que teve com o Vasco em Belo Horizonte. Em 15 de abril de 2023, pela primeira rodada do Brasileirão, o time carioca venceu por 2 a 1, no Mineirão, que recebeu quase 35 mil torcedores na ocasião.
Os gols do Gigante da Colina foram marcados por Andrey Santos e Gabriel Pec. Mauricio Lemos descontou para o Atlético.
FICHA TÉCNICA
Atlético-MG x Vasco – 18ª rodada Brasileirão 2024
- Data e hora: 21 de julho, 16h (horário de Brasília);
- Local: Arena MRV, Belo Horizonte (MG);
- Árbitro: Raphael Claus – FIFA (SP);
- Assistente 1: Danilo Ricardo Simon Manis – FIFA (SP);
- Assistente 2: Daniel Paulo Ziolli – (SP);
- Quarto árbitro: Kleber Ariel Gonçalves da Silva – (PR);
- VAR: Rodolpho Toski Marques – VAR-FIFA (PR);
- Onde assistir: Globo e Premiere.
PROVÁVEIS ESCALAÇÕES
Atlético-MG: Matheus Mendes; Saravia, Bruno Fuchs, Battaglia e Junior Alonso; Otávio, Alan Franco (Fausto Vera), Scarpa e Bernard; Hulk e Paulinho
Desfalques: Rubens (transição); Everson, Alisson e Zaracho (lesionados); Arana (suspenso)
Técnico: Gabriel Milito
Vasco: Léo Jardim; Paulo Henrique, Maicon, Léo e Lucas Piton; Mateus Carvalho, Hugo Moura, Praxedes (Payet), David e Adson; Vegetti
Desfalques: Jair, Paulinho e Guilherme Estrella (lesionados)
Técnico: Rafael Paiva
PALPITES
Michael Martins, setorista do Atlético no ENM: “O duelo deste domingo (21) marcará o encontro de duas das três piores defesas do Campeonato Brasileiro. E um aspecto que pode favorecer o Galo nesta situação é a qualidade de jogadores, como: Hulk, Paulinho, Scarpa e Bernard. A capacidade de decisão desses atletas pode ser fundamental nesse tipo de jogo. Diante disso, e por jogar em casa, acredito que o Atlético é o favorito e pode vencer o Vasco.”
Palpite: Atlético-MG 3 x 2 Vasco