Um dos destaques do Vasco na temporada, o lateral-esquerdo Lucas Piton, de 23 anos, despertou o interesse de equipes da Europa. Segundo a jornalista Emanuelle Ribeiro, do GE, ainda não houve proposta oficial, mas o empresário do jogador está no Velho Continente para monitorar a situação. A janela de transferências para o futebol europeu se encerra em 30 de agosto.
O jornal TuttoSport noticiou sondagens de clubes como Porto (POR), Girona (ESP), Southampton (ING) e Torino (ITA). A equipe italiana já havia tentado a contratação de Piton em 2022, quando ele atuava pelo Corinthians . Ainda de acordo com o periódico, o Vasco estaria disposto a negociar uma venda a partir de €7 milhões. Em 2023, ele foi comprado pelo Cruzmaltino por €3 milhões.
A possível transferência do lateral vascaíno depende do desfecho de outro acordo. Southampton e Torino disputam a contratação de Welington, do São Paulo . Com um acerto mais encaminhado para o lado inglês, o Toro pode ir atrás de Piton para cumprir o mesmo papel. Ainda assim, Porto e Girona aparecem como maiores candidatos no momento.
Cidadão ítalo-brasileiro, Lucas Piton tem passaporte europeu e, portanto, poderia jogar sem ocupar vaga de estrangeiro em países filiados à União Europeia. O jogador já foi pré-convocado pela Seleção Italiana, em 2022, para uma rodada da Liga das Nações. Embora não tenha sido relacionado para nenhum jogo, ele pode ainda vestir a camisa da Azzurra .
Na atual temporada, o lateral disputou 27 partidas e contribuiu com cinco gols e quatro assistências. Estatisticamente, esta é a melhor fase da carreira do atleta, que subiu para os profissionais em 2020. Vestindo a camisa cruzmaltina, Piton tem 76 jogos, seis gols e onze assistências.
Na próxima quarta-feira (17), o Vasco enfrenta o Atlético-GO pela 17ª rodada do Brasileirão , no Estádio Antônio Accioly. Em boa fase, o Gigante da Colina vem de três vitórias seguidas na competição. Nesta semana, a equipe anunciou três reforços importantes: Philippe Coutinho, Souza e Alex Teixeira. O colombiano Émerson Rodríguez também chegou ao Rio para assinar contrato, mas ainda não foi apresentado.