Um dos principais nomes da boa geração da Suíça, o meia atacante Xherdan Shaqiri, ex-Bayern de Munique e Liverpool, anunciou nesta segunda-feira (15), que irá se aposentar da seleção suíça. Ele passou 14 anos defendendo as cores de sua seleção em Copas do Mundo e Eurocopas.
– Sete campeonatos, muitos gols, 14 anos na seleção suíça e momentos inesquecíveis. É hora de dizer adeus à seleção nacional. Grandes lembranças permanecem e digo a todos vocês, obrigado – agradeceu o jogador por meio de suas redes sociais.
Ao todo, o camisa 23 disputou 125 partidas pela Suíça, marcando 32. Ele se tornou o terceiro maior artilheiro da história de sua seleção, apenas atrás de Kubilay Türkyilmaz e Max Abegglen (ambos com 34 gols) e Alexander Frei (42 gols). Além disso, o meia-atacante também se tornou o único jogador suíço a participar de sete grandes torneios, tendo disputado a Copa do Mundo de 2010 à Euro 2024.
O jogador, de 32 anos, fez duas partidas na última Euro. Em sua partida mais icônica nesta edição da competição, anotou o gol de empate da Suíça diante da Escócia, em partida válida pela segunda rodada.
Xherdan Shaqiri foi revelado pelo FC Basel onde venceu a liga suíça três vezes seguidas. Após isso, em 2012 se transferiu para o Bayern de Munique, em que não teve uma passagem de muito sucesso. Após isso, passou pela Inter de Milão emprestado, mas não teve sucesso.
Após isso, em 2015, se transferiu para o Stoke City da Inglaterra, recuperou o bom futebol e se transformou no principal jogador da equipe. Após o rebaixamento do Stoke em 2018, e transferiu para o Liverpool e foi um jogador importante saindo do banco e ajudou Jürgen Klopp a conquistar a Champions e a Premier League com os Reds. Em 2021, Shaqiri se transferiu para o Lyon, onde ficou pouco tempo e no início de 2022 foi jogar no Chicago Fire, da MLS.