Argentina e Colômbia se enfrentam na grande final da Copa América de 2024 neste domingo (14), às 21h (horário de Brasília) no Hard Rock Stadium, localizado em Miami, na Flórida.
Líder na fase de grupos, La Scaloneta teve um caminho mais fácil até aqui, no grupo A com Canadá, Chile e Peru, venceu as três partidas. Nas quartas de final teve uma partida duríssima contra o Equador e avançou nos pênaltis, após empate em 1 a 1 no tempo normal . Já nas semis, aplicou um 2 a 0 tranquilo diante do Canadá e vai disputar mais um título.
+ Uruguai ficou com a terceira colocação
Enquanto a seleção treinada por Néstor Lorenzo, liderou o grupo D com Brasil, Costa Rica e Paraguai, tendo duas vitórias e um empate. Na fase seguinte, goleada por 5 a 0 diante do Panamá . Na semifinal, embate complicado, mas a Colômbia venceu o Uruguai por 1 a 0, com gol de Lerma , mesmo tendo um jogador a menos desde o primeiro tempo. Agora, vai em busca do bicampeonato da competição.
RETROSPECTO
Absoluta vantagem dos argentinos, até aqui, foram 40 encontros entre as seleções, com vinte vitórias alvicelestes, onze empates e apenas nove vitórias colombianas. Nos últimos cinco confrontos, um triunfo para cada lado e três empates.
FICHA TÉCNICA – ARGENTINA X COLÔMBIA
Final da Copa América
Data: 14 de julho de 2024
Local: Hard Rock Stadium
Horário: 21h
Árbitro: Raphael Claus (BRA)
Assistentes: Bruno Pires (BRA) e Rodrigo Corrêa (BRA)
Quarto árbitro: Juan Benítez (PAR)
VAR: Rodolpho Toski (BRA)
A partida terá transmissão feita pela TV Globo nos canais abertos e pelo SporTV na rede fechada.
PROVÁVEIS ESCALAÇÕES
ARGENTINA: Emiliano Martínez; Montiel, Cristian Romero, Lisandro Martínez, Tagliafico; De Paul, Mac Allister, Enzo Fernández; Ángel Di María, Lionel Messi e Julián Álvarez. Técnico: Lionel Scaloni.
COLÔMBIA: Camilo Vargas; Santiago Arias, Carlos Cuesta, Davinson Sánchez, Mojica; Jefferson Lerma, Richard Ríos, Jhon Arias; James Rodríguez, Luis Díaz e Jhon Córdoba. Técnico: Néstor Lorenzo.
PALPITE
Raphael Tavares – Setorista do ENM: ‘’Um retrospecto nada favorável, além da história recente ajudar os argentinos. A Colômbia tem a difícil missão de bater a atual campeã do mundo para buscar o bicampeonato da Copa América, se vencer, fará história, em caso de derrota, aconteceu o esperado. Na semifinal já tiveram que superar o grande favorito Uruguai, e agora são os ‘’azarões’’ novamente, isso pode ser um ponto positivo para a equipe. Mas dificilmente acredito que aconteça algo de diferente nesta final.’’
PALPITE: Argentina 2×1 Colômbia