A World Surf League (WSL) concluiu a etapa de Saquarema, Rio de Janeiro, nesta sexta-feira (28). Em uma final 100% brasileira no masculino, Italo Ferreira venceu Yago Dora e assumiu a quarta colocação do ranking. No feminino, o duelo americano foi vencido por Caitlin Simmers, que se tornou bi-campeã consecutiva no Brasil ao superar Sawyer Lindblad.
O último dia de competições teve boas ondas na maioria das baterias, com exceção da segunda disputa de quartas de final. Curiosamente, este foi o segundo momento na etapa em que Gabriel Medina participou de uma bateria que teve condições muito fracas dentro do mar.
Antes disso, a liga abriu as disputas decisivas com as quartas de final femininas. Tati Weston-Webb deu show na segunda bateria e dominou Brisa Hennessy. A brasileira conquistou um ótimo somatório e atingiu a marca de uma nota excelente, usando fortes rasgadas e boas batidas.
Na sequência, a atual líder do ranking Caitlin Simmers não deu chances a Luana Silva e a brasileira acabou sendo derrotada. Ela só conseguiu surfar uma onda e assistiu a americana ser mais ativa. Vice-campeã da etapa anterior, a havaiana Gabriela Bryan superou Molly Picklum e chegou na semifinal.
Os homens entraram em cena também nas quartas com a vitória de Italo sobre o japonês Connor O’Leary. Ele somou duas notas na casa dos 5 pontos e alcançou o melhor resultado no pico até então. Ferreira aproveitou todos os espaços da onda para avançar.
A WSL parou para assistir o confronto entre Gabriel Medina e Griffin Colapinto. O tri-campeão mundial não conseguiu entregar uma boa apresentação em um mar que mudou drasticamente em relação à bateria anterior. O americano abriu a disputa com uma polêmica nota 6 e encaminhou a classificação. Mesmo com apenas uma manobra, Griffin conquistou o maior valor da fase até aquele momento. Medina ficou com duas nota na casa dos 4 pontos e, após aplicar um ótimo floater, recebeu uma pontuação abaixo das expectativas.
Yago Dora seguiu seu ótimo momento na etapa de Saquarema e superou o líder do ranking masculino na WSL. John John Florence não aguentou a pressão da torcida brasileira e ainda viu o brasileiro conquistar uma nota 9 na busca pelo lugar mais alto do pódio. A bateria derradeira das quartas foi vencida por Jordy Smith diante de Ethan Ewing.
Voltando ao feminino, Tati parou nas semifinais contra Sawyer e agora vai focar nas Olimpíadas. Simmers superou Bryan na outra bateria e chegou a mais uma final depois de aplicar duas ondas sólidas. Depois de um descanso para assistir o masculino, a jovem estrela da WSL massacrou a adversária na final e conquistou mais um troféu de uma etapa no Rio.
Os brasileiros deram muita alegria aos fãs que lotaram as areias de Saquarema. Italo sobreviveu a uma ótima batalha contra Griffin e aplicou um grande aéreo para conquistar a vitória. O brasileiro surfou apenas três ondas, mas foi cirúrgico para conquistar o resultado. Depois, Yago Dora venceu Jordy Smith em uma semifinal que parecia que seria complicada. Ele também conseguiu voar no palco carioca e conquistou uma sensacional nota de 9.33.
A final masculina entre Yago Dora e Italo Ferreira foi um circo de emoções. A bateria teve viradas de ambos os atletas e, no soar da buzina, o campeão olímpico acabou ficando com