Alemanha e Suíça empataram em 1 a 1, neste domingo (23), pela última rodada da fase de grupos da Eurocopa, no Deutsche Bank Park, em Frankfurt. Jogando abaixo do que podem e sabem, os alemães saíram atrás, com gol de Ndoye, mas Füllkrug marcou o gol de empate, nos acréscimos da partida. O resultado garantiu a liderança do Grupo A à Alemanha e manteve os também classificados suíços na segunda posição.
Alemães têm a bola, mas Suíça que leva vantagem
Favoritos, os alemães começaram o jogo mostrando força para chegar à frente, mas não conseguia converter o volume em oportunidades claras. Com isso, as escapadas de Mittelstädt pela esquerda eram fundamentais: em uma delas, Havertz tentou finalizar o cruzamento rasteiro do lateral, mas foi travado pela defesa da Suíça.
Na sequência, a Mannschaft chegou a abrir o placar, em finalização venenosa de Andrich que o goleiro Sommer aceitou. Porém, o VAR anulou o gol, ao flagrar uma falta de Musiala em Aebischer no início da jogada. O lance não afetou a Alemanha, que seguia superior na partida, mantendo a posse de bola e tentando agredir. Porém, o futebol é imprevisível.
Na primeira chance de perigo da Suíça, Freuler cruzou da esquerda e Ndoye completou para o gol, sem chances para Neuer. Logo na sequência, os suíços quase fizeram o segundo: o próprio Ndoye recebeu lançamento de Xhaka, superou Rudiger, bateu cruzado e viu a bola passar rente à trave.
Apesar dos sustos, a Alemanha seguia com a bola, mas continuava a ter dificuldades para levar perigos. Nos minutos finais, Rudiger, Havertz e Andrich tiveram oportunidades, mas acabaram errando a pontaria.
Füllkrug salva Alemanha e garante liderança
Na volta para o segundo tempo, a Suíça seguia tentando acelerar jogadas para ampliar o placar, mas viu Rieder e Embolo acabaram não concluindo as oportunidades que tiveram. Na sequência, a Alemanha teve a primeira grande chance desde o gol anulado de Andrich, em boa finalização de Musiala defendida por Sommer.
Precisando do resultado, o técnico Julian Nagelsmann colocou o atacante Beier na vaga do volante Andrich, para tornar a equipe ainda mais ofensiva e efetiva. E no primeiro lance dele em campo, o jogador do Hoffenheim protagonizou um lance polêmico: Beier foi puxado por Widmer, sem bola, na pequena área. Mesmo com a conferência do VAR, a arbitragem decidiu não marcar o pênalti.
Jogando abaixo das expectativas, a Alemanha tentava o empate na base do abafa. Tanto que Nagelsmann optou por tirar os destaques da seleção (e da Euro) Musiala e Wirtz para colocar Sané e Füllkrug. Apesar do impacto ofensivo, a alteração expôs a equipe alemã, que chegou a sofrer mais um gol da Suíça, que foi anulado por impedimento. Minutos depois, Xhaka acertou um belíssimo chute da intermediária e obrigou Neuer a realizar uma excelente defesa.
As oportunidades pela Suíça fariam muita falta. Depois de bom cruzamento de Raum, Füllkrug mostrou que tem estrela e cabeceou no canto oposto de Sommer para empatar nos acréscimos e garantir a liderança da Alemanha no Grupo A da Euro.