O fim de semana do esporte olímpico brasileiro foi cheio resultados positivos. Os maiores destaques foram o título de Hugo Calderano com o apoio da torcida no Rio de Janeiro, o show do Brasil no Pan-americano de ginástica artística e as vagas em Paris conquistada pelo triatlo.
GINÁSTICA ARTÍSTICA
O Brasil encerrou sua participação no Pan-americano de ginástica, em Santa Marta, na Colômbia, com oito medalhas nas finais por aparelhos. Foram seis no masculino e duas no feminino.
Os principais destaques foram Caio Souza e Diogo Soares. Caio, que já havia sido campeão no individual geral, levou o ouro no salto, prata na barra fixa e bronze nas argolas. Diogo foi ouro na barra fixa e no cavalo, e prata nas barras paralelas.
Entre as mulheres, foram duas pratas: Andreza Lima na trave e Hellen Vitória no solo.
TÊNIS DE MESA
O mesatenista Hugo Calderano conquistou o título do WTT Contender Rio, neste domingo, na Arena Carioca I, no Parque Olímpico da Barra da Tijuca, ao derrotar o sul-coreano An Jaehyun por 4 a 0, parciais de 11/7, 11/5, 11/5 e 11/6.
O brasileiro foi empurrado pela torcida desde o início da competição e encerrou sua participação com uma campanha perfeita. O resultado ajuda Hugo Calderano a se manter nas primeiras posições do ranking mundial, o que é fundamental no chaveamento dos Jogos Olímpicos Paris 2024.
VÔLEI DE PRAIA
A dupla brasileira formada por André e George conquistou a medalha de bronze na etapa Elite 16 de Espinho, em Portugal, do Circuito Mundial de vôlei de Praia 2024. Na manhã deste domingo, 26, eles venceram os holandeses Van de Velde e Immers por 2 sets a 0 (21/15 e 30/28).
BOXE
O Brasil iniciou sua campanha no último Pré-Olímpico Mundial de boxe com duas vitórias neste domingo (26), em Bangkok, na Tailândia. Cleisson Charles, nos 63kg, e Wanderson de Oliveira, nos 71kg, avançaram para a próxima rodada da competição.
SURFE
Na disputa da etapa do Taiti do Circuito Mundial de surfe , na praia de Teahupo’o, local onde serão disputados as baterias da modalidade nos Jogos Olímpicos deste ano, três brasileiros avançaram de fase. No feminino, Tatiana Weston-Webb se classificou para as quartas de final. Já no masculino, Ítalo Ferreira e Gabriel Medina venceram suas séries para ir às oitavas de final, enquanto Yago Dora terá que disputar a repescagem.
CICLISMO
A brasileira Wellyda Rodrigues conquistou a medalha de prata no Pan-Americano de Ciclismo Estrada, realizado em São José dos Campos, no último sábado (25). Ela terminou os 111,3km da porva em 2h24m11s.
TRIATLO
O Brasil terá time completo na disputa do triatlo dos Jogos Olímpicos Paris 2024. O país já tinha a vaga garantida para Manoel Messias na competição masculina. Mas com o término do período de classificação pelo ranking mundial, o país teve a confirmação das vagas de Miguel Hidalgo, Djenyfer Arnold e Vittoria Lopes.