Os grupos para a Copa do Mundo de futsal estão definidos. Neste domingo, as equipes foram sorteadas na cidade de Samarkand, no Uzbequistão, sede da competição em 2024. Os confrontos terão início previsto entre os dias 14 de setembro e 6 de outubro de 2024. Andijan, Bukhara e Tashkent serão as sedes do Mundial.
O Brasil ficou no grupo B e terá como adversários Cuba, Croácia e Tailândia. Dessas equipes, o time europeu tende a da mais trabalho para a equipe brasileira. O time verde e amarelo é o maior vencedor, com cinco conquistas dentro das quadras. Marquinhos Xavier, técnico da Seleção Brasileira, e Lavoisier Freire, coordenador de futsal da CBF, acompanharam o sorteio.
– O destino fez com que a gente jogasse com muitas seleções durante o ciclo de preparação e essas três foram umas das únicas que nós não pudemos enfrentar. Já sabemos da tradição da Tailândia, a Croácia fez uma competição difícil na Europa e Cuba venceu a CONCACAF, o que habilita a ser uma estreia interessante para o Brasil – disse Marquinhos Xavier.
A Seleção Brasileira teve um longo ciclo preparatório, com diversos amistosos. Apesar da sequência de testes, não chegou a enfrentar nenhum de seus adversários da primeira fase do Mundial.
Atual campeão mundial, Portugal ficou no grupo E, com Panamá, Tajiquistão e Marrocos. Do outro lado, a Argentina, que foi vice para o time europeu, está no grupo C, com Ucrânia, Afeganistão e Angola.
VEJA OS GRUPOS
- Grupo A : Uzbequistão, Holanda, Paraguai e Costa Rica
- Grupo B: Brasil, Cuba, Croácia e Tailândia
- Grupo C: Argentina, Ucrânia, Afeganistão e Angola
- Grupo D: Espanha, Cazaquistão, Nova Zelândia e Líbia
- Grupo E: Portugal, Panamá, Tajiquistão e Marrocos
- Grupo F: Irã, Venezuela, Guatemala e França
O torneio
Brasil e Espanha dividiram entre si as sete primeiras edições da Copa do Mundo de Futsal da FIFA — os brasileiros são pentacampeões e os espanhóis, bicampeões. Depois disso, Argentina e Portugal gravaram seus nomes no troféu. Várias potências emergentes ameaçam entrar nessa lista. Por sua vez, Afeganistão, França, Nova Zelândia e Tadjiquistão vão estrelar no Mundial.