Na última sexta-feira (24), o meia Philippe Coutinho chegou ao Rio de Janeiro e confirmou os rumores de negociação com o Vasco . Recebido por torcedores no aeroporto, Coutinho ressaltou sua vontade de voltar ao Cruzmaltino. Vendido pelo clube à Internazionale (ITA) ainda antes de subir para o profissional, em 2008, o jogador é uma das grandes revelações da base vascaína.
+ Philippe Coutinho desembarca no Rio e confirma negociações com Vasco
A estreia de Coutinho aconteceu em junho de 2009, em uma partida contra o Duque de Caxias, válida pela Série B do Brasileirão. Na primeira temporada como profissional, ele participou de 12 jogos e contribuiu na campanha de acesso à primeira divisão. Os primeiros gols foram em janeiro de 2010, em uma goleada de 6 a 0 diante do Botafogo . No clássico, o meia marcou dois gols. Entrou também para a seleção do Campeonato Carioca daquele ano.
+ Para saber tudo sobre o Vasco da Gama, siga o Esporte News Mundo no Twitter , Instagram e Facebook
Em 27 de maio, Coutinho marcou seu primeiro gol na Série A do Campeonato Brasileiro , em uma grande virada sobre o Internacional . Nessa partida, o então jovem talento conseguiu empatar o jogo e dar a assistência para o gol da vitória. Depois de encantar a torcida cruzmaltina com ótimas atuações, Coutinho se despediu do Rio e embarcou rumo a Milão, em 2010, para integrar o elenco da Internazionale.
Em 43 jogos disputados pelo Vasco, o “Pequeno Príncipe”, como foi chamado por muitos torcedores, marcou cinco gols e deu uma assistência. Na sequência, Coutinho despontou como um dos grandes talentos do futebol mundial. Jogou por gigantes europeus como Liverpool, Barcelona, Bayern de Munique. Foi campeão de ligas nacionais e de uma Champions League, em 2020, com o time alemão. Disputou ainda duas Copas do Mundo com a seleção brasileira e venceu uma Copa América vestindo a ‘amarelinha’.
Caso confirme seu retorno ao Vasco, o meia será mais um jogador ‘prata da casa’ a retornar ao Cruzmaltino nos últimos anos. Destaques como Pedrinho, Felipe, Juninho Pernambucano e, mais recentemente, Alex Teixeira voltaram ao clube e tiveram boas passagens. Coutinho, de 31 anos, atualmente joga no Al-Duhail, do Qatar, emprestado pelo Aston Villa (ING). Nos próximos dias, devem ser noticiados novos detalhes sobre a negociação para rescindir o contrato com os ingleses para assinar com o Gigante da Colina.