O craque Lionel Messi teria se envolvido em negociações sigilosas com a Uefa, em 2020, a fim de desviar dinheiro para o Barcelona. O jornal espanhol The Objective divulgou áudios e mensagens que indicariam a participação do argentino junto de Piqué e o então presidente à época da Federação Espanhola Luís Rubiales.
Em abril de 2020, Piqué e Rubiales iniciaram contato a respeito das preocupações de Messi e outros em relação a redução significativa de salário, dada a situação global da pandemia, que impactava a economia do clube catalão. O clube espanhol tinha proposto uma redução salarial até 70%.
Para saber tudo sobre o Outro Lado , siga o Esporte News Mundo no Twitter , Facebook e Instagram .
Rubiales pediu confidencialidade a UEFA propondo que 4% dos direitos de transmissão de todos os jogos a cargo da entidade distribuídos entre as federações nacionais, fossem compartilhados com o Barcelona, o que resultaria em uma compensação de 50% dentro desse valor aos atletas do clube catalão, cujos salários foram reduzidos devido à Covid-19.
“Eles sabem que só a federação e a Uefa estão defendendo eles, a FIFpro está em outro nível. Me disseram claramente que, por favor, ‘ninguém deve saber que estamos falando do nosso dinheiro porque, se as pessoas descobrem, vão nos matar. Estou te envinando este áudio com uma mensagem de Messi. A voz é minha, mas a mensagem é dele. Tem de ser muito confidencial e escolher o momento certo”, disse Rubiales.
Piqué era atualizado em tempo real por Rubiales e depois deixava Messi a par das negociações, que por sua vez, estava preocupado com a confidencialidade delas. O ex-presidente da federação espanhola propôs então que a dupla enviasse a Ceferin (presidente da UEFA) uma camisa do Barcelona autografada por ambos como forma de agradecimento, o que poderia influenciar positivamente na resposta do dirigente.
Rubiales comentou que Ceferín manifestou preferência pelo Barcelona em relação ao Real Madrid, o que pode ser relevante para as negociações.
“Digo isso porque, como ele me disse que na próxima semana vai fazer uma proposta e acabou se soltando, mesmo sendo muito cauteloso, e com você se soltou e começou a cortar Florentino (presidente do Real Madrid)… mas ele deu a entender que não quer mais o Real Madrid, que prefere o Barcelona”, disse.