A temporada 2024 da Internacional Estrada Real Chaoyang de ciclismo mountain bike concluiu neste domingo (19) com um desafio digno de grande final.
A maratona XCM levou os atletas da elite masculina e feminina a um percurso de 70 km e até 1385 metros de altitude, atravessando a cidade e a Serra de Ouro Branco (MG). Os campeões foram o chileno Ignacio Gallo e a mineira Liege Walter.
A etapa de Ouro Branco consagrou ainda os grandes campeões da temporada 2024 da Internacional Estrada Real Chaoyang.
Luiz Henrique Cocuzzi consolidou sua liderança na elite masculina com 130 pontos. Entre as mulheres, a mineira Letícia Cândido colocou sua cidade Ouro Branco no topo do pódio, com 128 pontos acumulados nas três etapas da competição.
Todos os resultados estão disponíveis no site da GPS Control. Confira também o ranking completo — Ranking Completo .
As provas de XCO, realizadas no sábado, também valeram pontos para os rankings olímpico e mundial. A Internacional Chaoyang Estrada Real de MTB faz parte do calendário internacional da UCI, Ranking Brasileiro e Ranking Mineiro.
Ignacio Gallo, que já havia competido nas modalidades XCC e XCO nos dias anteriores, começou a maratona em um pelotão intermediário. Ele se aproximou dos líderes na primeira metade do percurso, abriu vantagem nas voltas finais e cruzou a linha de chegada em 2h23m58s, um minuto à frente do vice-campeão Sherman Trezza. Edson Rezende completou o pódio em terceiro lugar.
“Estive aqui no ano passado e gostei muito de Ouro Branco. É a melhor maratona que já fiz no Brasil, com as trilhas passando pela Serra. Estava com as pernas um pouquinho cansadas, fiquei mais para trás no começo, mas logo consegui chegar na terceira colocação e fui assim toda a primeira metade da corrida. Na reta final, fiz um último ataque, senti minhas pernas bem e abri mais um espaço. Pude chegar com um pouco mais de tranquilidade”, celebrou Ignacio Gallo.
Na elite feminina, a mineira Liege Walter, de Mariana, utilizou sua experiência para dominar a maratona de ponta a ponta. Ela completou a prova em 3h05m40s, quase 11 minutos à frente da vice-campeã Luiza Cocuzzi e de Letícia Cândido, terceira colocada.
“Gostei muito do percurso. Apesar de duro, foi bem divertido, com muitas trilhas e um visual incrível, principalmente na Serra de Ouro Branco! Dei meu melhor desde a largada sem economizar até a linha de chegada”, disse Liege Walter, que também venceu a maratona na etapa de Itabirito da Estrada Real este ano.
“A organização é excepcional, staffs, pontos de água, marcação! Padrão internacional, como o nome do evento já diz!”
Além da prova principal da maratona para a Elite, o último dia da Internacional Estrada Real Chaoyang animou Ouro Branco com outras 39 corridas, 19 delas no percurso completo de 70 km e 20 no trajeto reduzido de 44 km.
Até os pequenos puderam experimentar o clima de competição com a Corrida Kids, para crianças de 2 a 11 anos. Após as competições, um festival de música animou atletas e visitantes na arena montada na Praça de Eventos.
“Finalizamos o ano com chave de ouro. Chamamos o evento de Maratona das Maratonas porque já é a maior maratona da América Latina. Tivemos Short Track na sexta, XCO no sábado valendo pontos no ranking olímpico para os Jogos de Paris. Tudo com transmissão ao vivo, conquistando uma audiência muito boa no YouTube. Também contamos com um número crescente de participantes, cerca de 1.750 atletas de quatro países. Foi um final de semana com muito esporte, música ao vivo, vários shows, festival de cerveja e de gastronomia”, enumerou Felipe Avelar, CEO da Avelar Sports, idealizadora do evento.