A Liga das Nações (VNL) feminina começa nessa terça-feira (14) com destaque para o Brasil em quadra, na etapa do Rio de Janeiro (RJ). Além da Seleção feminina, outros três jogos marcam a rodada da VNL nessa terça (14). No ginásio do Maracanãzinho, o Brasil vai encarar adversários como Canadá, Estados Unidos, China, Sérvia, República Dominicana, Tailândia e Coreia do Sul.
Também na semana 1, outras 8 seleções se enfrentam em Antalya, na Turquia. Alemanha, Itália, Holanda, Polônia, Bulgária, Japão e França tentam surpreender a atual campeã da competição em casa. Nas duas semanas subsequentes, as 16 seleções voltam a se enfrentar em dois grupos diferentes. Dessa vez, Macau (CHN) e Arlington (EUA) serão as sedes na segunda semana, enquanto Hong Kong (CHN) e Fukuoka (JPN) sediam na última etapa antes da fase final.
+ Revelação e melhor ponteiro da Superliga, Lukas Bergmann se emociona com título do Sesi Bauru
Com grandes nomes do vôlei internacional, o Brasil figura como favorito ao título inédito da VNL ao lado de outras cinco seleções. Ao lado da Turquia de Santarelli, o Brasil deve ser uma das únicas seleções a apostar no que tem de melhor desde o início da competição. Enquanto, as campeãs mundiais Sérvia e Itália optaram por descansar as suas principais jogadores. Os Estados Unidos de Kiraly deve rodar o elenco durante a fase classificatória mais uma vez em busca do time ideal para as finais.
O Canadá de Brie King e a República Dominicana de nomes experientes, como a líbero Brenda Castillo, aparecem como seleções que podem surpreender e deixar alguma das favoritas pelo caminho, como já aconteceu na edição passada. Mesmo sem chance de classificação, a República Dominicana derrotou a Sérvia de Boskovic na última rodada e tirou as europeias da fase final da VNL.
Siga o Esporte News Mundo no Twitter , Facebook e Instagram
Tricampeão da VNL, os Estados Unidos contam com o retorno da campeã olímpica Jordan Larson já na primeira semana da competição. Além de Larson, outras outras experientes vão estar no Rio de Janeiro. A levantadora Jordyn Poulter, a líbero Wong-Orantes e a central Chiaka Ogbogu. Conhecida da torcida de Osasco, a central Brionne Butler também foi inscrita por Kiraly na primeira etapa da competição.
A atual campeã Turquia é franca favorita na primeira semana da VNL na chave de Antalya. Santarelli vai ter a disposição as opostas Melissa Vargas e Karakurt, além da experiente Eda Erdem e das demais jogadoras conhecidas internacionalmente, após o título da edição passada. As turcas vão enfrentar a Sérvia, que por ora, ainda vai atuar desfalcada de Tijana Boskovic como de costume nas primeiras rodadas, e deve sair no prejuízo nos primeiros jogos contra as seleções renomadas.
Semana 1 – 14 a 19 de maio
Antalya – Turquia
- Turquia
- Alemanha
- Itália
- Holanda
- Polônia
- Bulgária
- Japão
- França
Rio de Janeiro – Brasil
- Brasil
- Canadá
- Estados Unidos
- Coreia do Sul
- República Dominicana
- Sérvia
- Tailândia
- China
Semana 2 – 28/5 a 2/6
Macau – China
- China
- República Dominicana
- Itália
- Holanda
- Brasil
- Tailândia
- Japão
- França
Arlington (EUA)
- Estados Unidos
- Alemanha
- Turquia
- Canadá
- Polônia
- Bulgária
- Sérvia
- Coreia do Sul
Semana 3 – 11 a 16 de junho
Hong Kong – China
- China
- República Dominicana
- Turquia
- Alemanha
- Brasil
- Tailândia
- Polônia
- Bulgária
Fukuoka – Japão
- Japão
- Holanda
- Estados Unidos
- Canadá
- Itália
- França
- Sérvia
- Coreia do Sul