Almir dos Santos Jr. viveu momentos de aflição, tristeza, mas concluiu com felicidade no último domingo. Com ajuda de amigos e barcos, o atleta participou de resgates às vítimas das enchentes de Porto Alegre na sexta-feira. E sua solidariedade foi coroada dois dias depois: ele foi campeão do Ibero-Americano, bateu o recorde da competição e confirmou o índice olímpico para disputar o salto triplo em Paris.
+ Siga o Esporte News Mundo no Twitter , Facebook e Instagram .
Almir saltou 17m31 na capital mato-grossense. Ele já havia saltado a mesma distância no Mundial de 2022 além de ter feito 17m24 no ano passado, em São Paulo, garantido a vaga em Paris, pois o índice é de 17m22.
– Estou muito feliz. Era meu objetivo. Eu nasci nesse estado, cheguei para bater recorde e fazer a melhor marca do ano. São dois anos de preparação, deixei minha família, abdiquei de muita coisa para estar preparado para essa olimpíadas. É só o começo – afirmou Almir Júnior logo após a prova.
– Eu saí de casa para fazer isso. Estava num momento muito difícil no Rio Grande do Sul. Tive que fazer uma escolha, tive que vir pra cá para poder fazer o que eu trabalhei, botar em prática esses dois anos de preparação. Eu vim aqui fazer a minha parte. O que eu sei fazer é isso. Trazer um pouco de alegria para o meu estado, para o meu povo, que me acolheu desde os 15 anos. Então, eu não podia deixar de vir aqui fazer o que eu sei, poder inspirar pessoas e pedir para vocês que sigam ajudando. Tem muita gente precisando. É isso! O recorde é nosso”, afirmou Almir Júnior depois de comemorar a vitória com a bandeira do Rio Grande do Sul.
Almir mora desde os 15 anos em Porto Alegre, onde defende a Sogipa. O atleta se dedicou a ajudar a população atingida pelas chuvas e enchentes nos últimos dias. Além disso, o clube de Almir virou um dos principais centros de arrecadação de doações e ajuda ao povo gaúcho.
Agora, Almir Júnior volta Portugal para seguir os treinamentos. A próxima competição que ele vai disputar será a etapa do Marrocos da Liga Diamante. Enquanto isso, a namorada do atleta, Tali Ramos, segue na linha de frente de arrecadações de todo tipo de doação, na ponte entre Gravataí e Porto Alegre.