Na partida de volta das semifinais da Europa League, o Bayer Leverkusen empatou a Roma por 2 a 2, em jogo emocionante, disputado no Estádio Bay Arena. Paredes em duas cobranças de pênalti colocou a Roma em vantagem, só que no final do segundo tempo, Mancini (contra) e Stanisic empataram o jogo e mantiveram a invencibilidade dos comandos de Xabi Alonso. Com o resultado, o Leverkusen irá enfrentar a Atalanta de Gian Piero Gasperini, na final que será disputada no próximo dia 22, no Estádio Aviva, em Dublin.
O primeiro tempo começou sendo um jogo aberto com as duas equipes criando oportunidades de gols, mas aos poucos o Bayer Leverkusen foi tomando as rédeas da partida. Os comandos de Xabi Alonso obrigaram o goleiro romano, Svilar a fazer grandes defesas e ainda acertaram a trave. A Roma por sua vez, começou bem o jogo, mas aos poucos foi sendo dominada pelo Leverkusen e soube sofrer. Aos 41,Tah derrubou Azmoun na área, pênalti. Na cobrança, Paredes encheu no meio do gol e colocou a Giallorossi em vantagem.
O segundo tempo assim como o primeiro começou aberto com as duas equipes indo para cima e assustando. Aos 20, Paredes ampliou a vantagem da romana no jogo e colocou emoção no confronto. Após isso, o Leverkusen se lançou ao ataque e quando parecia que a partida iria para a prorrogação, Mancini fez um gol contra após Svilar sair mal do gol. Após diminuir o marcador a equipe de Xabi Alonso foi para cima e marcou o segundo no último lance com Stanisic em bela jogada individual.
1° TEMPO
O primeiro tempo começou aberto com as duas equipes buscando chegar ao gol adversário. Logo aos três, Kovar teve uma saída providencial do gol. Pellegrini lançou Lukaku, o atacante belga dominou no peito, mas a bola escapou de seu domínio e o goleiro tcheco saiu bem do gol e ficou com a bola. Dez minutos depois, Svilar foi obrigado a fazer sua primeira partida. Ezequiel Palacios tabelou com Jonas Hofmann na entrada da área para a boa defesa do goleiro belga naturalizado servio. Três minutos depois, a Giallorossi respondeu com Pellegrini. Após cruzamento, o meia cabeceou com perigo por cima do gol.
Após isso, começou o bombardeio do Leverkusen no jogo. Aos 28, Palacios acertou a trave após arriscar da meia-lua, a bola bateu na trave direita, tocou nas costas do Svilar e ficou livre na área até o corte da defesa romana. Três minutos depois, o goleiro da Giallorossi fez outra boa defesa. Jeremie Frimpong avançou pela direita, cortou para o meio e bateu para a boa defesa de Svilar.
O goleiro romanista voltou a aparecer aos 38, fazendo duas defesas em sequência. Após um bate-rebate na pequena área, Adli bateu para a defesa de Svilar. Na sequência, o rebote ficou Hlozek que bateu para outra defesa do goleiro belga naturalizado servio. Dois minutos depois, quando parecia questão de tempo para o primeiro gol dos comandados de Xabi Alonso, a Roma teve um pênalti que mudou o andamento do jogo na primeira etapa. Azmoun foi derrubado por Jonathan Tah na área, penalidade máxima, que foi assinalada na hora pelo juiz holandes Danny Makkelie. Na cobrança, Leandro Paredes bateu com força no centro do gol e colocou a Roma na frente no jogo. 1 a 0 Roma. 2 a 1 Leverkusen no agregado.
Após sofrer o gol, o Leverkusen sentiu o gol e não conseguiu criar nenhuma chance no restante da primeira etapa. O árbitro holandês deu quatro minutos de acréscimos que não tiveram muita emoção.
2° TEMPO
Assim como no primeiro, o segundo tempo começou aberto com os dois goleiros fazendo defesas importantes. A Roma perdeu a primeira chance. Cristante recebeu na área e bateu no meio do gol para a defesa de Kovar no centro do gol. Aos oito, Adli perdeu uma boa chance. O francês bateu e a bola passou rente à trave.
Quatro minutos depois, aos 12, Kovar fez boa defesa. El Shaarawy avançou pela esquerda, cortou para dentro e bateu cruzado, mas o goleiro tcheco espalmou para escanteio. Um minuto depois, perdeu um gol importante. Frimpong puxou contra-ataque, entrou na área e rolou para Hofmann que bateu cruzado, mas Svilar saiu bem do gol e abafou a finalização. Um minuto depois o goleiro belga naturalizado servio fez outra defesa importante. Dessa vez, Hlozek recebeu na área e bateu rasteiro, mas o arqueiro Giallorossi defendeu sem dar rebote.
Aos 18, a Roma teve outro pênalti marcado. Após cobrança de escanteio, a bola bateu na mão de Hlozek , que estava aberta. Após outra revisão no VAR, o juiz Danny Makkelie marcou pênalti. Na cobrança, Paredes deslocou Kovar e mandou no canto direito. 2 a 0 Roma. 2 a 2 no agregado.
Após o segundo gol, o Leverkusen sentiu e ficou nervoso. A equipe de Xabi Alonso pecava na hora da finalização e mandou algumas finalizações para fora. Aos 37, o Leverkusen diminuiu e passou a frente no agregado. Após cobrança de escanteio, Svilar saiu mal do gol e não achou nada, a bola passou direto e bateu na cabeça de Mancini e foi parar no fundo do gol. 2 a 1 Roma. 3 a 2 Bayer Leverkusen no agregado.
Após isso, o Leverkusen cresceu no jogo e criou inúmeras chances de marcar. Aos 44, Frimpong disparou pela direita em contra-ataque, mas Svilar saiu bem do gol e fez a defesa. No segundo tempo, Danny Makkelie deu sete minutos de acréscimos que foram emocionantes.
Aos 49, Schick quase marcou um golaço. Em contra-ataque, Schick viu Svilar adiantado e bateu do meio de campo, mas mandou para fora. Alguns minutos depois, aos 52, Stanisic empatou o jogo e manteve o Leverkusen invicto na temporada. O ala alemão naturalizado croata avançou pela direita em contra-ataque, entrou na área, levou para a canhota, limpou a marcação e acertou o cantinho de Svilar que nada pôde fazer. 2 a 2. 4 a 2 Bayer Leverkusen no agregado.
PRÓXIMOS COMPROMISSOS
Com o resultado, o Bayer Leverkusen irá enfrentar a Atalanta na final da Liga Europa, no dia 22, no Estádio Aviva, em Dublin.