[object Object]
Foto: ©Sailing Energy
[object Object]

A CBVela – Confederação Brasileira de Vela anunciou, nesta quinta-feira (2), os atletas convocados para representar o Brasil na modalidade durante os Jogos Olímpicos de Paris 2024, que acontecerão na raia de Marselha.

Serão cinco mulheres e sete homens competindo de 28 de julho a 8 de agosto. O anúncio foi feito durante uma transmissão ao vivo da CBVela liderada pelo presidente Marco Aurélio de Sá Ribeiro.

As bicampeãs olímpicas de 49erFX na Rio 2016 e Tóquio 2020, Martine Grael e Kahena Kunze, lideram a Equipe Brasileira de Vela, juntamente com a medalhista Isabel Swan – bronze em Pequim 2008 -, que competirá na classe 470 mista ao lado de Henrique Haddad.

O mais experiente da equipe, com 44 anos, é Bruno Fontes (ILCA 7), assim como Marco Grael, que terá como parceiro o jovem Gabriel Simões na classe 49er. A equipe brasileira de vela terá também estreantes, como Bruno Lobo (Fórmula Kite), Mateus Isaac (IQFoil), Gabriella Kidd (ILCA 6) e a dupla João Bulhões e Marina Arndt (NACRA 17 misto).

“Temos uma equipe que mistura experiência e juventude para manter a tradição da vela em Jogos Olímpicos. Além dos atletas, a equipe multidisciplinar em Marselha será de ponta, tudo com apoio logístico do COB. Vamos buscar medalhas”, disse Marco Aurélio de Sá Ribeiro.

Paris 2024 contará com dez categorias, com mudanças em relação a Tóquio 2020. A 470 será mista e a Finn não fará mais parte do programa olímpico, sendo substituída pelo Fórmula Kite. A equipe de prancha a vela foi alterada, com a saída do RS:X e a entrada do IQFoil.

A Equipe Brasileira de Vela terá como chefe da delegação Walter Böddener, o bicampeão olímpico Torben Grael como head coach, e Cláudio Biekarck como diretor-técnico. Os técnicos serão Martha Rocha, Gilberto Conde, Bruno Prada, Ricardo Paranhos e Henry Boening. Ricardo Lobato será o especialista em regras – rules advisor, e Gerald Alvado atuará como barqueiro, enquanto Tânia Sampaio será a fisioterapeuta.

O COB enviará um representante da área de esportes, um médico e um massoterapeuta. A delegação completa embarcará no dia 19 de julho para Marselha.

“A força da equipe começa com nada mais, nada menos, do que com Torben Grael, como o head coach, cinco medalhas olímpicas, e com três seguidas como treinador. É uma pessoa que sempre viveu na vela, sabe tudo, tem muito conhecimento, muita experiência e pode passar isso tudo para os atletas”, destacou o chefe de delegação, Walter Böddener.

O Brasil terá a maior delegação da América Latina em Paris 2024, contando com cinco botes na raia à disposição, conforme a nova regra da World Sailing. Além disso, será disponibilizado um contêiner com oficina para reparos e um lounge para reuniões, fisioterapia e área médica com apoio do COB.

A vela é uma das modalidades que mais trouxe medalhas ao Brasil na história das Olimpíadas, somando 19 medalhas, sendo oito de ouro.

Parte dos atletas participam de eventos internacionais apoiados pelo termo de fomento à vela olímpica com parceria da CBVela, com o objetivo de preparar a Equipe Olímpica Principal de Vela e participar dos campeonatos internacionais.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!