A Federação Amapaense de Futebol (FAF) suspendeu a realização da partida entre Oratório e Trem, que decidiria o campeonato estadual nesta quinta (25). A entidade alega que recebeu denúncias de escalações irregulares de atletas na fase semifinal e por isso decidiu adiar a decisão do torneio até que o caso fosse apurado.
Segundo nota da Federação, as eventuais infrações podem afetar os resultados das partidas e consequentemente os times classificados. O campeonato não será retomado “até que haja uma resolução definitiva” do caso pelo Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol no Amapá (TJD/AP).
Em declaração ao pefil Amapá Esportes, o presidente em exercício da FAF, Netto Góes, afirmou que soube da possível irregularidade pela imprensa e que conversou com os clubes sobre o adiamento.
Siga o Esporte News Mundo no Instagram , Twitter , Facebook e Youtube .
— Vamos suspender as datas previstas para a competição para que primeiro sejam averiguadas as denúncias, julgado o mérito da questão e esgotadas todas as instâncias jurídicas que possam haver par que possamos ter segurança jurídica para a homologação das partidas — explicou.
Polêmicas
Essa não foi a primeira confusão no torneio. A equipe do Santos-AP (que chegou até a semifinal) foi suspensa no início do campeonato depois de ingressar na Justiça Comum pedindo a anulação da eleição e da posse da Diretoria da Federação Amapaense de Futebol, que ocorreu em 2022.
O clube acabou reintegrado após o recurso ter sido acatado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), em março.
Em outro episódio, a FAF anunciou que investigaria as denúncias do auxiliar técnico do São Paulo Futebol Clube do Amapá, Vitor Jaime dos Santos, após o profissional declarar haver “um esquema de manipulação de resultados”.
A fala ocorreu após a derrota por 3 a 1 contra o Trem, que decretou o rebaixamento do clube para a Série B do estadual.
+ Após receberem provas de John Textor, senadores veem indícios suficientes para começar investigações
Trem x Oratório
Trem Desportivo Clube e Oratório Recreativo Clube iram decidir estadual em duas partidas no Estádio Olímpico Milton de Souza Corrêa, o “Zerão”, em Macapá.
O Trem chegou à final após empatar por 1 a 1 com o Santos. O time luta para conquistar o tetracampeonato seguido.
O Oratório se classificou após vencer a primeira partida contra o Independente Esporte Clube de Santana por 1 a 0 e depois empatar o jogo da volta por 1 a 1. A classificação marca o retorno da equipe a uma decisão após 12 anos.
Por serem os finalistas, Oratório e Trem já garantiram as vagas nas competições nacionais, como a Copa do Brasil e a Copa Verde de 2025. Ao todo, o Estadual do Amapá contou com oito equipes – duas rebaixadas para a série B.