O Flamengo empatou com o Palmeiras por 0x0, neste domingo (21), no Allianz Parque, pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro 2024. Foi um duelo equilibrado e de muito estudo de ambas as equipes e, com o empate, o Rubro-Negro perdeu a liderança no quesito gols pró e os 100% de aproveitamento.
Em coletiva após a partida, Tite (confira galeria de fotos abaixo) afirmou ter sido um bom resultado e comentou sobre a decisão de poupar Pedro e De La Cruz.
“A vontade do técnico é competir todos os atletas e colocar. Mas tem alguns atletas com seis ou sete jogos seguidos. Aí o departamento médico diz: “A nossa posição é de cuidados”. Hoje especificamente tínhamos Pedro, Nico, Ayrton, Erick Pulgar e Luiz Araújo, que estavam em sinal amarelo e vermelho porque tinham riscos importantes e você perde jogador para seis ou sete jogos. E o sintético tem uma característica diferente. A exigência articular e muscular no sintético é muito maior também.”
O treinador comentou sobre o sistema de marcação das duas equipes e o motivo de não conseguiram criar muitas oportunidades durante os 90 minutos.
“Gramado que proporciona velocidade, a arbitragem também (poderia estar) num nível melhor. Não é porque tomei amarelo, tem que ter um critério estabelecido. Foi a supremacia das duas equipes do processo de marcação com dois modelos diferentes de contato em cima da criatividade. Nos poucos momentos em que as equipes tiveram criatividade, não houve a conclusão.”
Tite também falou sobre o posicionamento de De La Cruz e Gerson em campo e a importância da versatilidade de ambos, agora disponíveis.
“Nesse jogo específico foi o inverso, o Gerson entrou por dentro e o De La Cruz com a flutuação, algo que ele já fez na seleção do Uruguai. Porém são jogadores que podem ser utilizados em mais de uma função, a gente tem esse entendimento do jogo e respeita muito isso para ver o que o jogo pede. Nós tentamos sempre estar tendo recursos para que possamos não só entender o jogo, mas desenvolver soluções ofensivas nesse caso.”
No próxima quarta (24), o Flamengo retorna aos gramados. O time da Gávea enfrenta o Bolívar, no Estádio Hernando Siles, na Bolívia, às 21h30 (horário de Brasília), pela terceira rodada da fase de grupos da Libertadores da América.