Bayer Leverkusen e Atalanta avançaram para a semifinal da Liga Europa mesmo sem vencerem seus jogos nesta quinta (18). O time alemão empatou por 1 a 1 contra o West Ham, enquanto os italianos perderam por 1 a 0 para o Liverpool, mas asseguraram a vaga com o saldo do agregado.
A disputa por uma vaga na final será contra adversários diferentes: os comandados de Xabi Alonso enfrentam a Roma, que venceu o Milan . Já a Dea, de Gian Piero Gasperini, vai encarar o Marseille, que superou o Benfica nos pênaltis.
+ Siga o Esporte News Mundo no Facebook , Twitter , YouTube , Instagram , Threads , e TikTok .
Invencibilidade mantida
Jogando fora de casa, o Leverkusen precisava esquecer temporariamente a inédita conquista da Bundesliga no final de semana para aproveitar a vantagem de 2 a 0 construída no jogo de ida.
O West Ham abriu o placar logo aos 13 minutos de jogo. Antonio subiu mais que a zaga e iniciou o caminho para a recuperação inglesa. Os Hammers seguiram martelando, com pelo menos mais quatro boas chances – na melhor delas, Bowen parou na grande defesa de Kovář, para desespero do técnico David Moyes.
O Leverkusen equilibrou as ações na segunda etapa, fazendo o goleiro Fabiański trabalhar mais. Faltando dois minutos para o fim, Jeremie Frimpong fez jogada individual na área e chutou, a bola desviou na zaga e entrou.
Com o empate por 1 a 1, o Bayer Leverkusen evitou a derrota mais uma vez no fim da partida e chegou a incríveis 44 jogos de invencibilidade.
O sonho de Bérgamo
A missão da Atalanta era ao mesmo tempo mais fácil e mais difícil. Se, por um lado, jogava em casa e tinha uma grande vantagem de 3 a 0 conquistada na Inglaterra na semana passada, por outro enfrentava o Liverpool de Jürgen Klopp, que briga pelo título da Premiere League.
Tudo ficou mais tenso logo aos 7 minutos de jogo, quando Mohamed Salah converteu o pênalti e abriu o placar para os Reds. Aos 38, o egípcio perdeu uma grnade chance de ampliar, saindo cara a cara com o goleiro Juan Musso, mas chutando por cima do gol.
No segundo tempo a Atalanta conseguiu sair mais para o jogo, levando perigo a Alisson, mas o placar não mudou Apesar da derrota por 1 a 0, o time de Bérgamo mantém vivo o sonho de chegar a uma final europeia. O mais próximo disso aconteceu na temporada 1987/88, chegando na semifinal da extinta Recopa Uefa.