É CAMPEÃO! O Manaus venceu o Amazonas e se sagrou campeão do Campeonato Amazonense de 2024 na noite deste domingo (14). No Estádio Roberto Simonsen (SESI) a final colocou os melhores times de casa turno do Barezão. Depois de 1×1 no tempo normal, o Gavião do Norte venceu ao converter todas as cobranças e vencer por 4×2, conquistando seu sexto título do Barezão.
O JOGO
Com uma hora de atraso (por causa da falta de luz na cidade), o primeiro tempo começou movimentado, e logo quando teve a chance, o Amazonas não desperdiçou. Aos 11 minutos, Wiliam Barbio recebeu cruzamento e chutou pra dentro do gol de Vinícius, 1×0 Onça-pintada. O Manaus buscou o empate, mas desperdiçou quando tinha a bola. Chegou com Renanzinho e Dênis mandou a bola por cima do gol de Mardden. E aos 41, Wendel Nery teve a melhor chance do Gavião, ficando cara a cara com o gol aberto, mas isolou. Assim, 1×0 Onça na etapa inicial.
O segundo tempo também começou movimentado e as equipes buscando marcar, mas desperdiçaram muitas chances. Faltava aquele capricho nos cruzamentos e finalizações para ambos os clubes. Fechou o tempo aos 21, com confusão no gramado após encarada entre Rafael Tavares e Gutierrez. Cartão amarelo para cada um e segue o jogo. Aos 35, veio o empate do Manaus após tentar muito. Rafael Ibiapino marcou e deixou tudo igual. No fim, o Gavião pressionou, mas a partida ficou no 1×1 no Sesi, levando a decisão para as penalidades máximas.
PÊNALTIS
O Amazonas começou batendo e Jô fez. Renanzinho empatou para o Manaus nas cobranças. Fabinho chutou na trave e desperdiçou pra Onça, e Emerson Bombado passou o Gavião na frente. Vinícius defendeu a cobrança de Patric, deixando o Manaus na frente, 2×1 e Miliano marcou o terceiro. Alvariño marcou pra Onça. E na última cobrança, o Gavião marcou com Vinicíus e conquistou o título do Barezão de 2024 no Sesi.
+ Para ficar por dentro de tudo que acontece nos Estaduais, siga o Esporte News Mundo no Twitter , Facebook e Instagram .
CAMPANHA ATÉ O TÍTULO
O Manaus chegou na grande final do Barezão após terminar a fase de grupos do segundo turno na liderança do grupo A, acima do Amazonas, seu rival na final, que ficou em segundo. O Gavião fez 10 pontos em quatro jogos disputados, sendo três vitórias e um empate. Nas quartas de finais, goleou o São Raimundo por 5×0, na semi, goleou o Alvorada por 4×0 e venceu o Parintins na final do segundo turno por 1×0. No primeiro turno acabou eliminado nas quartas de finais para o Nacional. Com o título do returno, disputou a final do Barezão contra a Onça e venceu o atual campeão do Estadual.
PRÓXIMOS COMPROMISSOS
Com o fim do Estadual, os clubes mudam a atenção para a estreia no Campeonato Brasileiro. O Amazonas faz sua estreia inédita na Série B contra o Sport. A bola rola na Arena da Amazônia, às 17h (de Brasília) no sábado (20). O Manaus vai esperar mais um pouco para jogar a primeira rodada da Série C, onde visita o Trem em 29 de abril.