Velejador brasileiro faz história e soma dez títulos de Star entre Mundiais e Bacardi Cup
Foto: Bacardi Cup
Velejador brasileiro faz história e soma dez títulos de Star entre Mundiais e Bacardi Cup

O proeiro brasileiro Bruno Prada fez história neste sábado (9).

O atleta medalhista olímpico em Pequim 2008 e Londres 2012 conquistou mais um título na classe Star.

Velejando com o polonês Mateusz Kusznierewicz, ele conquistou o pentacampeonato da Bacardi Cup, em Miami, nos Estados Unidos.

Com o resultado, o Bruno Prada se transforma no primeiro atleta na história da classe a ganhar dez eventos combinados entre Bacardi Cup e Mundial de Star.

”Batalha dura, ventos médios e um dia final incrível de velejo”, contou Bruno Prada, que também é pentacampeão mundial de Star.

”Largamos a sotavento e já conseguimos cruzar a flotilha. Administramos os dois barcos que estavam disputando conosco. Entregamos tudo na água, sem energia nem para comer”.

A dupla fechou o campeonato de 2024 com 14 pontos perdidos em seis regatas e superou o brasileiro Henry Boening, que competiu ao lado do norte-americano Augie Diaz com 17 pontos perdidos.

O bronze ficou com Eric Doyle e Payson Infelise (EUA) com 18.

A tradicional disputa da Bacardi Cup, que tem 97 anos, contou com 66 barcos da Star.

E mais brasileiros estiveram na raia na categoria: Lars Grael / Ubiratan Matos em sétimo, Jack Jennings (EUA) / Pedro Trouche em oitavo, Larry Whipple (EUA) / Samuel Gonçalves em 25º, Fabio Prada / Arthur Lopes em 30º.

Na J70, o evento é chamado de Invitational Regatta, Mindset de Ralph Vasconcellos Rosa / Guilherme Hamelmann / Julio Falcão / Felipe Rondina ficou com o bronze e o OceanPact em 22º.

Na Snipe, a dupla Pepe Delia/ Lucia Delia ficou em 12º.

A CBVela é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.

A entidade foi a primeira confederação esportiva brasileira a integrar a Rede Brasil do Pacto Global da ONU e a incorporar a agenda global da sustentabilidade – a Agenda 2030, com seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – ao seu planejamento estratégico.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!