O Campeonato Cearense deste ano tem uma primeira fase com apenas cinco jogos, o que faz com que cada partida seja decisiva. Nesta quarta-feira (7), o Clássico das Cores entre Ferroviário e Fortaleza pode dar uma vida mais tranquila pros dois lados. No Estádio Presidente Vargas, Tubarão e Leão vão se enfrentar a partir das 20h30, horário local, num jogo que pode encaminhar ou até garantir vaga nas semifinais da competição.
Pro Ferroviário, uma vitória não assegura uma vaga na semi, mas qualifica o time pras quartas de final. Em terceiro lugar no grupo B, com seis pontos, o Tubarão da Barra já garante um lugar na próxima fase com um empate, mas a disputa pelo primeiro lugar da chave é pesada contra Iguatu, que tem seis pontos, e Ceará, líder com sete. O Fortaleza é o líder do grupo A, com nove pontos, e dependendo de uma combinação de resultados, com tropeços de Maracanã e Floresta, já pode chegar na rodada final com a liderança do grupo e classificação direta pra semifinal garantidos.
Siga o Esporte News Mundo no Facebook , Twitter , YouTube , Instagram , Threads e TikTok
O Ferroviário começou o estadual muito mal. Na primeira rodada, o Clube Coral foi derrotado pelo Floresta por 3×1 e o treinador Matheus Costa foi demitido. Com Raimundo Wagner de interino, o Ferrão se recuperou e bateu Atlético Cearense e Caucaia, encaminhando a classificação. Já anunciado pelo clube, Maurício Copertino será o comandante do Ferroviário pelo restante da temporada e teve pouco tempo pra trabalhar o elenco pro Clássico.
Do lado do Fortaleza, os jogadores já sabem muito bem o que o treinador Juan Pablo Vojvoda espera e o time teve um início de ano sem muitas complicações. São quatro vitórias em quatro partidas e o Leão vem da vitória contra o América-RN na estreia da Copa do Nordeste, de virada, por 2×1. No Cearense, a liderança do grupo A é bastante impositiva e o Tricolor marcou dez gols em três partidas e só sofreu um. O confronto contra o Ferroviário dá início a um período de muitos jogos em um curto espaço de tempo. Serão cinco partidas em 15 dias, com dois clássicos e a primeira fase da Copa do Brasil no caminho.
RETROSPECTO
Com o primeiro confronto em 1938, o Fortaleza é quem tem vantagem. São 331 jogos, com 140 vitórias Tricolores, 97 Corais e 94 empates. No ano passado, os dois se enfrentaram três vezes, com duas goleadas do Fortaleza e um empate. Na semifinal do Cearense de 2023, a primeira partida terminou em 1×1, mas o Fortaleza venceu por 4×0 na volta e seguiu o caminho pro título. Nas quartas de final do Nordestão, o Tricolor repetiu o placar e avançou na competição. O Ferroviário tenta quebrar um tabu de seis jogos desde a última vitória, também no Cearense, em 2020, por 1×0.
FICHA DE JOGO
Ferroviário x Fortaleza
Campeonato Cearense – 4ª rodada
Árbitro: Leo Simão Holanda (CE)
Assistentes: Wesley Rodrigues Miguel (CE) e Deborah Beatriz Ferreira da Silva (CE)
Quarto árbitro: Alexandre de Souza Peixoto (CE)
Onde assistir: ge.com e Canal Goat
+ Fortaleza enfrenta um piauiense pela quarta vez na Copa do Brasil
PROVÁVEIS ESCALAÇÕES
Ferroviário : Douglas Dias; Wesley, Geninho, Willian Rocha e Ernandes; Lincoln, César Sampaio, Tarcísio e Vinícius Alves; Gabryel Martins e Ciel. Técnico : Maurício Copertino.
Fortaleza : João Ricardo; Tinga, Emanuel Brítez, Tomás Cardona e Bruno Pacheco; Lucas Sasha, Tomás Pochettino e Calebe; Yago Pikachu, Moisés e Juan Martín Lucero. Técnico : Juan Pablo Vojvoda.
PALPITES
Luan Paiva, setorista do Fortaleza: “Em clássico tudo sempre pode acontecer. Apesar disso, a diferença técnica entre Fortaleza e Ferroviário é bastante visível. Aliado a isso, a diferença entre os trabalhos dos treinadores. Enquanto Vojvoda tem o elenco na mão, Copertino faz sua estreia e isso pode atrapalhar o novo treinador na partida desta quarta-feira.”
Palpite : Ferroviário 0x2 Fortaleza