O primeiro clássico mineiro do ano acontece neste sábado, na Arena MRV e contará com a presença apenas da torcida do Atlético-MG . As equipes acordaram os termos, devido aos incidentes do último clássico em 2023 pelo campeonato brasileiro. Em situações de torcida única, as equipes fizeram 15 partidas, onde o Cruzeiro venceu 4, o Atlético venceu 6 delas e contou ainda com 5 empates. Neste cenário, o Atlético não perde há 8 jogos.
+ Leia as notícias do Atlético-MG
História
A primeira partida das equipes que não houve a presença da torcida adversária, aconteceu em 2010 pelo brasileirão, em detrimento das reformas que começaram a acontecer no Mineirão e no Independência, um visando a Copa de 2014 e a Copa das Confederações em 2013 e o outro para a modernização do estádio que pertence ao América. Neste primeiro clássico, que aconteceu na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, o Cruzeiro saiu vitorioso sob o mando de campo atleticano.
Este fato voltou a acontecer em 2011 e 2012, porém os jogos foram mandados para Belo Horizonte, após a conclusão das reformas do Independência. Ainda assim, os jogos contaram com a presença apenas do mandante.
+ Leia as notícias do Cruzeiro
Outro momento onde foi decidida a realização dos jogos sem divisão de ingressos, ocorreu após uma briga generalizada entre torcidas organizadas do Cruzeiro em 2013. Após o ocorrido, a diretoria da Raposa decidiu não solicitar ingressos para a torcida celeste em jogos disputados no Estádio Independência.
Histórico recente
Com todos estes imbróglios, que fizeram ser tomadas tais decisões durante a última década, existe uma leve vantagem para o Atlético em jogos disputados nessas condições. A equipe alvinegra, teve ao todo 10 jogos como mandante dos 15 totais disputados. Por conta da decisão do Cruzeiro em não pedir ingressos por algum período. E no histórico recente que essa vantagem foi construída, visto que o Cruzeiro não vence o Atlético em jogos com torcida única, desde dezembro de 2011.
+ Para saber tudo sobre o Cruzeiro e Atlético-MG , siga o Esporte News Mundo no Twitter , Facebook e Instagram
Nos últimos 8 jogos, o Atlético conquistou 3 vitórias e as equipes saíram igualadas em 5 ocasiões. Além da vantagem no histórico mais recente, o Galo conta com uma equipe mais estruturada e com um maior investimento nos últimos anos. Pelo lado do Cruzeiro, o novo técnico Nicolás Lacarmón ainda busca o melhor acerto para a equipe, que está em processo de reconstrução após os anos difíceis que o clube viveu.