O ano de 2023 vai chegando ao final e o Fortaleza pode dizer que teve uma temporada agridoce. Apesar do pentacampeonato estadual e da segunda participação consecutiva na Libertadores, o Tricolor se frustrou depois do vice na Copa Sul-Americana e da queda de rendimento no segundo turno do Brasileirão, que deixou o time na 10ª posição na tabela. Com a melhora do elenco e dos resultados, a pressão naturalmente aumentou e um artilheiro argentino segurou as pontas muito bem nesta temporada.
Siga o Esporte News Mundo no Facebook , Twitter , YouTube , Instagram , Threads e TikTok
Juan Martin Lucero chegou ao Fortaleza no início de 2023 e, apesar do imbróglio com a sua saída do Colo-Colo-CHI, que até rendeu um Transfer Ban ao clube, já suspenso pela Corte Arbitral do Esporte, foi um dos destaques Tricolores no ano. Com 24 gols marcados, El Gato foi o artilheiro da equipe de Juan Pablo Vojvoda nesta temporada. O argentino marcou gols em todas as competições em que o Fortaleza esteve envolvido no ano. Foram três gols no Cearense, seis na Copa do Nordeste, um na Copa do Brasil, nove no Brasileirão, três na Sul-Americana e dois na Libertadores.
A última vez que um jogador do Fortaleza havia feito mais de 20 gols em uma única temporada foi em 2018. Gustavo, o Gustagol, foi às redes 30 vezes naquele ano, contribuindo diretamente no título da Série B. Foram 16 gols no Campeonato Cearense, que o Leão acabou perdendo pro Ceará na final, e 14 na espetacular campanha na segundona do Brasileirão, que levou o Tricolor de volta à elite do futebol brasileiro depois de 13 anos.
Em 2019 e 2020, o principal marcador do Fortaleza foi Wellington Paulista. O jogador, que se aposentou após o fim da última edição do Brasileirão no América-MG, se tornou xodó da torcida Tricolor enquanto esteve na capital cearense por três temporadas. No primeiro ano de Fortaleza, Wellington marcou 15 vezes: 13 no Campeonato Brasileiro e dois na Copa do Nordeste. Os gols no Nordestão vão ficar marcados pra sempre na memória do torcedor, já que Wellington marcou um em cada partida da final contra o Botafogo-PB, garantindo o primeiro título da competição pro Leão.
O ano seguinte foi mais escasso no Pici. Apesar do título cearense, o Tricolor brigou pra não cair no Brasileiro até a última rodada e os gols de WP9 foram importantíssimos pra cumprir a missão. Mais uma vez, Wellington marcou 15 vezes na temporada e foi o artilheiro do time em 2020. Foram nove gols no Brasileirão, quatro na Copa do Nordeste e dois no Campeonato Cearense.
“Wellingol” só não foi o artilheiro pelo terceiro ano seguido no Fortaleza porque Robson viveu um dos melhores momentos de sua carreira pelo clube Tricolor. Em 2021, Wellington marcou 12 gols, mas ficou atrás dos 15 marcados por Róbson. O atacante, que atualmente defende o Coritiba, teve seu melhor ano como artilheiro e contribuiu com 10 gols no Campeonato Brasileiro, um na Copa do Nordeste e quatro no Campeonato Cearense.
+ Fortaleza é o primeiro nordestino a jogar a Série A seis anos seguidos
Em 2022, o time do Fortaleza terminou o primeiro turno do Brasileirão na lanterna e muitos já davam o rebaixamento como certo. Vojvoda fez o time arrancar na segunda metade do ano e foi parar na Libertadores, mesmo sem o seu artilheiro até aquele momento. Yago Pikachu, o polivalente meia, marcou 17 gols em 2022 e acabou se transferindo pro futebol japonês em julho. Em seis meses, Pikachu fez dois gols na Libertadores, quatro no Brasileirão, três na Copa do Brasil, quatro no Nordestão e quatro no Cearense. Depois da breve passagem no oriente, Pikachu voltou ao Pici.