Ciclistas que compartilharam suas histórias na série “Pedal e Prosa” dão conselhos para atletas que vão participar da prova chancelada pela Tour de France em 2024
Para muitos atletas amadores, Natal e Ano Novo são sinônimo de passar as festas de final de ano com aquele sentimento de que toda a temporada de treinamentos saiu de controle para cair na comilança. Mas calma, ciclista, que não é bem assim. Um período de pausa em seus treinos até pode ser positivo para descansar o corpo e a mente. Relaxar em algum momento é preciso. Essas são algumas dicas que ciclistas com experiência no L’Étape Brasil by Tour de France presented by Santader compartilham.
É o caso de Valéria Camila, ciclista de São Paulo, que está na modalidade desde 2018 e vive uma relação de muita determinação, foco e força de vontade em sua história com o L’Étape Brasil.
Na série “Pedal e Prosa”, campanha divulgada no site e nas redes sociais do L’Étape Brasil, ela mostrou que estava decidida a enfrentar as duras e belas serras do percurso curto do L’Étape Cunha em 2023: Valéria se preparou e encarou de frente o seu maior desafio enquanto ciclista .
“O L’Étape está sempre no meu calendário de provas, sou uma pessoa que precisa ter uma prova alvo para me manter focada e me desafiar. E o L’Étape nunca decepciona, faço desde 2021 e sempre quero voltar, acho a prova acolhedora com todos os níveis de ciclista”, afirma a atleta amadora.
A atleta compartilhou seus conselhos para quem deseja se aventurar em uma das provas chanceladas pela Tour de France de 2024. E aproveitou para dar sua dica de final de ano.
“Acho importante mostrar para os ciclistas que todos, desde que dispostos a treinar e se dedicar, podem sim participar de um L’Étape e viver verdadeiramente uma experiencia Tour de France!”, afirma.
“Essa época de final do ano é bem difícil mesmo. Meu conselho é fazer como eu, que vou viver o momento, curtir as festas e comer ‘bastantão’ (risos). É importante lembrar que descanso também é treino. E em janeiro, não perder tempo e pegar firme de volta nas montanhas, afinal Cunha está logo aí”, completa Valéria.
José Braz Cotrim, atleta Fidèle do L’Étape e médico intensivista, com mais experiência no ciclismo, segue a mesma linha de pensamento de Valéria.
“No ciclismo eu sugiro que não parem de treinar, aproveitem pedais com a família e os amigos. Nada competitivo, apenas mostrando para todos ao seu redor a sua paixão pela ‘magrela’ de duas rodas. Aí, em janeiro, com as energias renovadas comecem suas planilhas de treino para valer”, aconselha o ciclista.
José emocionou a todos com o seu relato ao Pedal e Prosa , onde contou que depois de um começo de ano bem difícil, quase desistiu de fazer a prova em Campos do Jordão em 2023, mas tudo mudou depois de um sonho especial. Após superar as dificuldades, ele participou da etapa e já mostra empolgação para 2024.
“2024 será um ano icônico para o L’Étape Brasil. Dez anos consecutivos. Dez anos da maior prova ciclística do Brasil. Dez anos da mais bem organizada e segura prova de ciclismo do Brasil. Quem imaginaria em 2015 que eu estaria aqui e agora esperando ansiosamente pelo décimo ano de L’Étape Brasil”, diz empolgado.
“Como as nove etapas anteriores foram ótimas e a organização nos deu um novo patamar de evento ciclístico, tenho expectativas muito elevadas. Espero um evento marcante e muito comemorativo”, finaliza.
As inscrições para as provas do L’Étape Brasil em Cunha, em abril, no Rio de Janeiro, em junho, e em Campos do Jordão, em setembro, já estão abertas no site do L’Étape Brasil .
O L’Étape Brasil
O L’Étape Brasil by Tour de France presented by Santander é uma das provas mais importantes do ciclismo amador do país. Em 2024 completa dez anos no país e terá três etapas: em Cunha, em abril, no Rio de Janeiro em junho, e em Campos do Jordão, em setembro.
O evento possui 30 etapas espalhadas pelo mundo. Entre os países que recebe as etapas amadoras estão: México, Canadá, Colômbia, República Tcheca, Dinamarca, França, Equador, Grécia, Brasil, Indonésia, Bolívia, Estados Unidos, Espanha, Romênia, Eslovênia, Eslováquia, Suíça, Portugal, Holanda, Bulgária, Chipre, Malásia e Tailândia.
O Tour de France é a mais tradicional prova do ciclismo de estrada mundial, assim como o maior evento esportivo anual do mundo. Criado em 1903, o Tour de France reúne a nata do ciclismo: somente os melhores do mundo podem percorrer os 3.600 km da competição. É um evento de 22 dias (sendo apenas 2 dias de descanso para os atletas) que acontece sempre ao longo mês de julho.