Falta quase um mês para o início do Campeonato Mineiro 2024, e a bola voltar a rolar pelos gramados históricos do estado. Enquanto a temporada do futebol brasileiro está em recesso, os clubes participantes do estadual se movimentam nos bastidores para montar as equipes, junto com as comissões técnicas. Antes mesmo do final do Brasileirão, diversos times já se mobilizavam para ter um comandante definido.
Até o início de dezembro, somente Cruzeiro e América estavam sem definição no comando técnico para o Mineiro. A Raposa estava com o cargo vago após Paulo Autuori, em uma passagem provisória na reta final da Série A, retornar ao cargo de diretor-técnico. Nesta semana, a equipe celeste anunciou o argentino Nicolás Larcamón, com vínculo concertizado até 2025.
Já o Coelho, atual vice-campeão estadual, demitiu Fabián Bustos após o rebaixamento ser decretado para a Série B do Campeonato Brasileiro. Em coletiva feita pelo presidente da SAF, Marcus Salum, o América oficializou a contratação de Cauan de Almeida , ex-auxiliar técnico de Mano Menezes, que receberá sua primeira oportunidade no comando técnico de um clube.
+ Para saber tudo sobre o Futebol Mineiro, siga o Esporte News Mundo no Twitter , Facebook e Instagram .
DESTAQUES PELO INTERIOR
Além das novas contratações por Raposa e Coelho, e o Atlético seguir com o trabalho de Felipão, todos os dez clubes do interior mineiro já definiram seus nomes. No meio desta lista, alguns nomes conhecidos pelos times da capital estarão presentes durante o torneio.
O Athletic, de São João Del Rei, oficializou Rodrigo Santana como treinador para a temporada. Comandou o Galo de BH em 2019, e antes foi treinador do clube alvinegro da capital no ano anterior, até ser efetivado. O Esquadrão acabou não mantendo o trabalho com Cícero Jr, atualmente no Gama/DF, que foi um dos responsáveis diretos pelo acesso do time para a Série C do Brasileiro.
Outro nome conhecido é o de Felipe Conceição no Uberlândia, na temporada que marca o retorno do time alviverde para a elite do Mineiro. Foi auxiliar do América em 2018, até subir para o comando principal e trabalhar no cargo entre 2019 e 2020. Em 2021, foi contratado pelo Cruzeiro no início da temporada, mas foi demitido no início da Série B.
Confira a lista completa de técnicos do Campeonato Mineiro 2024:
- América – Cauan de Almeida
- Atlético – Felipão
- Athletic – Rodrigo Santana
- Cruzeiro – Nicolás Larcamón
- Democrata GV – Gian Rodrigues
- Ipatinga – Carlos Pimentel
- Itabirito – Marcelo Caranhato
- Patrocinense – Rogério Henrique
- Pouso Alegre – Gustavo Brancão
- Tombense – Raul Cabral
- Uberlândia – Felipe Conceição
- Villa Nova – Vinicíus Munhoz