Vela brasileira se une à World Sailing para ações de sustentabilidade em Búzios (RJ)
Foto: On Board
Vela brasileira se une à World Sailing para ações de sustentabilidade em Búzios (RJ)

A CBVela, em parceria com a World Sailing, está implementando medidas sustentáveis no Campeonato Mundial da Juventude de 2023 em Búzios (RJ).

Mais de 400 velejadores de 61 países participarão do evento, que busca destacar questões globais como o aquecimento global.

O Mundial, marcado de 11 a 15 de dezembro, incluirá a plantação de uma árvore nativa da Mata Atlântica por atleta para neutralizar as emissões de carbono geradas durante as regatas.

Essa ação contribuirá para o reflorestamento do Parque Ecológico Tietê, em São Paulo.

A sustentabilidade é um ponto central do evento, com iniciativas para reduzir resíduos, como a oferta de bebedouros e copos duráveis, e a contratação de uma cooperativa de reciclagem local.

Enquanto os jovens velejadores de até 19 anos de todo o mundo buscam resultados nas águas brasileiras, o trabalho vital nos bastidores ajudará na construção de um futuro mais verde, limpo e igualitário.

”A união de forças para colocar a sustentabilidade no coração do Mundial da Juventude foi fundamental. Com as parcerias, conseguimos trabalhar questões ambientais, sociais e econômicas”, disse Marco Aurélio de Sá Ribeiro, presidente da CBVela

O Mundial da Juventude 2023 está alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e faz parte da Agenda Rio 2030 do Governo do Estado do Rio de Janeiro.

Além disso, a equipe de voluntários passou por treinamento para lidar com casos de discriminação, misoginia e racismo, garantindo a igualdade de gênero nas tarefas.

O guia “Siga o Vento, Proteja o Mar” será distribuído para engajar os participantes nas ações de sustentabilidade.

A Energisa é a patrocinadora oficial da Equipe Brasileira de Vela Jovem, enquanto a Avène se tornou patrocinadora da CBVela, contribuindo também com ações de sustentabilidade.

A marca francesa fornecerá protetor solar para os atletas durante o Mundial.

”Vamos compensar as emissões de carbono de todo o combustível utilizado por barcos que apoiam as regatas e por veículos que apoiam atletas, além do consumo de energia elétrica”.

”Faz parte da organização de qualquer evento conhecer, registrar e adotar medidas para compensar seus impactos”, defendeu a diretora de sustentabilidade da CBVela, Sandra Di Croce Patricio.

A equipe brasileira de vela jovem inclui atletas em diversas categorias, como 420 Open, 420 feminino, 29er masculino, 29er feminino, Nacra 15, ILCA 6 masculino e feminino, Kitesurf masculino e iQFoil feminino.

Destaque também para o apoio à vela jovem através do Núcleo de Base do programa da CBVela, que visa promover a modalidade entre adolescentes e prepará-los para eventos nacionais e internacionais.

Foto: Caio Souza | On Board

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!