Na noite deste domingo (26), aconteceu a Cerimônia de Encerramento dos Jogos Parapan-Americanos 2023. A edição foi marcada por uma campanha histórica da equipe brasileira, a qual quebrou o recorde de medalhas da competição. Em Lima, no ano de 2019, o Brasil havia subido no pódio 308 vezes, sendo assinalado o melhor retrospecto do torneio. Porém, na edição deste ano (2023), em Santiago, o Time Verde e Amarelo atingiu o número de 343 medalhas conquistadas.
A Vila Parapan, em Cerrillos, foi o palco da comemoração que não contou com a venda de ingressos para o público geral. Dessa forma, apenas os atletas e voluntários estiveram presentes na cerimônia.
O evento iniciou com o hasteamento da bandeira chilena. Juntamente à subida no mastro, o hino do Chile foi entoado por todos em Cerrillos, o qual foi acompanhado por uma orquestra presente no local. A responsável pela entrega da bandeira foi Kiara Godoy, nadadora chilena e medalhista de bronze do Parapan 2023. Ao fim do momento, foram relembrados grandes momentos da competição.
Em seguida, o DJ Pablo Pesadilla animou a todos presentes no recinto. Além disso, a seleção de músicas de Pablo deu início ao desfile dos países na Cerimônia de Encerramento. O porta-bandeira do Brasil foi Nathan Torquato, campeão do Taekwondo na categoria até 63kg.
Em seguida, os voluntários foram homenageados pela comissão dos Jogos Parapan-Americanos de Santiago. O telão da Vila Parapan transmitiu um vídeo, o qual apresentou os momentos vividos pelos trabalhadores da competição. Ainda, o Presidente da República do Chile, Gabriel Boric Font, e o Diretor Executivo de Santiago 2023, Harold Mayne Nicholls, prestaram homenagens aos voluntariados do torneio. “Deixarão um exemplo ao país por muito tempo” – afirmou Gabriel Boric.
Após as homenagens, Gepe assumiu o palco trazendo a música para a celebração. Logo depois, o cantor chileno foi acompanhado por Princesa Alba, que também apresentou um show solo para os atletas e voluntários presentes em Cerrillos.
Em sequência, ocorre a passagem da bandeira entre Jaime Pizarro (Ministro do Esporte e Presidente do Comitê Organizador 2023), Julio César Ávila (Presidente do Comitê Paralímpico das Américas) e Elsa Margarita Nogueira (Governadora do Atlântico). Barranquilla, na Colombia, será a próxima sede da competição, que terá a presença de um novo recorde de medalhas no torneio.
Ainda, o evento contou com os discursos de Jaime Pizarro, o qual definiu o Parapan como a chama que motivou o país e iluminou os corações dos chilenos. O Ministro do Esporte também classificou os frutos da competição como materiais e imateriais para a sociedade chilena. Seguidamente, Julio César Ávila agradeceu à todos presentes, aos Comitês Nacionais, aos atletas e técnicos.
A Cerimônia de Encerramento também contou com o show da Banda Conmoción, a qual apresentou um número espetacular para os atletas e voluntariados. O grupo musical trouxe a cultura chilena para cima dos palcos, com muitas cores e alegria.
O evento foi se encaminhando para o fim com as apresentações de Los Ramblers e da banda Santaferia. Ambos os grupos garantiram um final festivo com muita música e animação para a Vila Parapan. Em sequência, os fogos marcaram o encerramento da cerimônia.
A Pira voltará a ser acesa em 2027, quando acontecerá a próxima edição dos Jogos Parapan-Americanos e Pan-Americanos, os quais serão realizados em Barranquilla, na Colombia.
BRASIL NOS JOGOS PARAPAN-AMERICANOS
A Seleção Brasileira encerra sua participação nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago com a conquista de 156 medalhas de ouro, 98 pratas e 89 bronzes, assinalando as 343 medalhas brasileiras e um novo recorde na competição