Olimpíadas - Tênis de Mesa

compartilhe

Tênis de mesa rio 2016
Divulgação/CBTM
Tênis de mesa rio 2016

O tênis de mesa é um dos esportes que levou mais tempo para fazer parte dos Jogos Olímpicos. A modalidade foi incluída no programa olímpico apenas nos Jogos de Seul, em 1988, quando foram disputados torneios masculinos e femininos, tanto no individual quanto com duplas. A chinesa Deng Yaping, com apenas 1,50m de altura, conquistou a medalha de ouro em simples e duplas nos dois Jogos que disputou e é até hoje um ícone no esporte. 


Confira

Saiba mais sobre tênis nos Jogos Olímpicos

O primeiro torneio olímpico simples de tênis de mesa foi conquistado pelo sul-coreano Nam Kyu Yoo e pela chinesa Jing Chen. No torneio de duplas, os campeões foram os chineses Longcan Chen e Qingguang Wei e as sul-coreanas Jung Hwa Hyun e Young Ja Yang. O modelo de torneios de simples e duplas foi utilizado até as Olimpíadas de 2004, em Atenas. A edição de Pequim, em 2008, manteve os quatro eventos, porém os torneios de duplas foram substituídos pelo de equipes, onde cada país conta com três atletas.

Confira

Saiba mais sobre badminton nos Jogos Olímpicos

As partidas simples são divididas em sete games de 11 pontos. Em caso de empate em 10 pontos, vence quem abrir vantagem de dois pontos primeiro. As regras na categoria por equipes são semelhantes, mas as partidas possuem apenas cinco games e os jogadores da mesma equipe precisam se revezar nos toques na bola.

Onde assistir no Rio

Riocentro - Pavilhão 3
Av. Salvador Allende, 6.555 - Barra da Tijuca

Data e horário das competições

De 05 a 21 de agosto, das 9h às 22h45 (de Brasília).

O Brasil no tênis de mesa

Apesar de ser o terceiro esporte mais praticado no País como lazer, o tênis de mesa brasileiro não tem tanta tradição nas Olimpíadas. O melhor resultado do Brasil foi alcançado nos Jogos de Atlanta, em 1996, quando Hugo Hoyama chegou às oitavas de final.

Confira

Saiba mais sobre polo aquático nos Jogos Olímpicos

Atualmente no Top 50, Hugo Calderano é o atleta brasileiro mais bem colocado no ranking da Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF). Calderano disputará partidas simples e de equipes, ao lado de Cazuo Matsumoto e Gustavo Tsuboi. O trio conquistou a medalha de ouro nos Jogos Pan-americanos de Toronto, em 2015.

No feminino, a Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) indicou Caroline Kumahara e Lin Gui, medalhistas de prata no Pan-americano de 2015. A seleção ainda contará com a participação de Bruna Takahashi, que conquistou o primeiro título mundial do Brasil no tênis de mesa. A conquista veio na categoria infantil, durante o Desafio Mundial de Cadetes, no Egito.

Potências do esporte

Maior medalhista do tênis de mesa nos Jogos Olímpicos, os chineses dominam a modalidade entre homens e mulheres. O país já conquistou 47 medalhas e mantém uma boa distância para a Coreia do Sul, que possui 18 medalhas, mas apenas três de ouro. A Suécia foi o único país não-asiático a chegar ao topo do pódio olímpico. A marca foi alcançada por Jan-Ove Waldner, nos Jogos de Barcelona, em 1992.

Continuar Lendo
Esconder

Últimas notícias