Olimpíadas - Polo Aquático

compartilhe

Polo aquático nos Jogos Olímpicos
Divulgação
Polo aquático nos Jogos Olímpicos

Você sabe qual foi o primeiro esporte coletivo a fazer parte do programa dos Jogos Olímpicos? Sim, o polo aquático! A modalidade estreou na segunda edição da história, em 1900, na cidade francesa de Paris, apenas com disputa entre os homens. As provas femininas demoraram para ganhar espaço e só passaram a ser disputadas recentemente, a partir das Olimpíadas de Sydney, na Austrália, em 2000. 


Confira
Saiba mais sobre a natação nos Jogos Olímpicos

Assim como no futebol e no handebol, a ideia do polo aquático é fazer o gol. Porém, dentro de uma piscina e usando as mãos. Cada equipe entra na água com sete jogadores cada, sendo que eles devem respeitar as duas regras básicas oficiais do esporte: a bola não pode ser segurada com as duas mãos juntas, com exceção do goleiro; e a bola não pode ser afundada por qualquer jogador quando este for atacado pelo rival.

Confira
Saiba mais sobre as lutas nos Jogos Olímpicos

Onde assistir no Rio

Centro Aquático Maria Lenk
Avenida Embaixador Abelardo Bueno, 3.401 - Barra da Tijuca

Estádio Aquático Olímpico
Avenida Embaixador Abelardo Bueno, 3.401 - Barra da Tijuca

Data e horário das competições

06 a 20 de agosto, das 09h00 às 23h30 (de Brasília)

O Brasil no polo aquático

A tradição brasileira na modalidade olímpica é irrisória. Os homens nunca fizeram boas campanhas nas competições, enquanto as mulheres sequer participaram de uma edição de Jogos Olímpicos. A participação no Rio de Janeiro será a primeira do time feminino desde quando o esporte foi incluído na programação, há 16 anos.

Confira
Saiba mais sobre o hóquei sobre grama nos Jogos Olímpicos

Potências do esporte

A Grã-Bretanha dominou a modalidade no início do século passado, mas a Hungria despontou como potência do pólo aquático e lidera o ranking de países com nove medalhas de ouro, três de prata e três de bronze, totalizando 15 pódios, todos conquistados na prova masculina. A segunda colocada é a Itália, com oito medalhas, sendo quatro de ouro, duas de prata e duas de bronze.

Entre as mulheres, nas quatro Olimpíadas que teve disputa feminina de pólo aquático, sempre campeões diferentes: Austrália (2000), Itália (2004), Holanda (2008) e Estados Unidos (2012).

Continuar Lendo
Esconder

    Últimas notícias