Daniel Wiffen, atleta de natação da Irlanda e figurante da série "Game of Thrones", foi, definitivamente, uma das grandes estrelas dos Jogos Olímpicos de Paris 2024. O nadador conquistou a medalha de ouro nos 800m e o bronze nos 1.500m, mas precisou passar por um hospital.
O atleta não se sentiu bem após nadar 20 quilômetros da maratona aquática do Rio Sena. Nessa prova em específico, Daniel Wiffen terminou na 18ª colocação com o tempo de 1h57min20s1.
Ele seria, inclusive, o porta-bandeiras da Irlanda na cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos de Paris, mas o tempo no hospital atrapalhou os planos.
“Obrigado a todos que entraram em contato, estou extremamente desapontado por perder a oportunidade de ser porta-bandeira na noite passada. Ontem corri para o hospital porque estava muito mal com um vírus do qual estou sendo tratado e estou me sentindo melhor agora. Espero que todos aproveitem a noite e espero estar bem o suficiente para ver todos quando chegarmos em casa”, disse Daniel Wiffen nas redes sociais.
Apesar de não confirmar qual foi a doença, a imprensa internacional afirma que Daniel Wiffen teve um vírus estomacal.
Essa não foi o primeiro caso de atletas que passaram mal após o contato com o rio Sena. Vasco Vilaça e Melanie Santos, do time de triatlo português, e Claire Michel, da Bélgica, também precisaram ser hospitalizados.
Durante toda competição, a qualidade da água foi reprovada após chuvas atingirem a cidade, o que acabou causando o adiamento da prova masculina e o cancelamento de treinos.
Havia um grande temor sobre a presença do espaço nos Jogos. O nível de E-Coli (bactéria que habita o intestino de animais endotérmicos) no mês de junho superou 1.000 unidades formadoras de colônia (UFC) para cada 100 ml. Esse é o limite máximo aceito nas maratonas aquáticas.
Veja abaixo galeria de fotos do nadador Daniel Wiffen: