Após uma disputa muito acirrada, os Estados Unidos ultrapassaram a delegação chinesa neste domingo (11), e venceram a disputa do quadro de medalhas dos Jogos Olímpicos de Paris.
Os norte-americanos alcançaram a marca de 40 medalhas de ouro com a vitória sobre a França no basquete feminino por 67 a 66, igualando a quantidade da China. No entanto, os estadunidenses levam vantagem no critério de desempate, por ter somado mais medalhas que o país asiático.
No total, os Estados Unidos venceram 126 medalhas (40 ouros, 44 pratas e 42 bronzes), enquanto a China terminou o evento com 91 medalhas (40 ouros, 27 pratas e 21 bronzes).
As Olimpíadas de Paris marcam a quarta vitória estadunidense consecutiva. A última edição na qual os estadunidenses não lideraram o quadro foi em 2008, nos Jogos de Pequim. Na ocasião, a China, anfitriã do evento, somou mais ouros.
Participação brasileira
O Brasil terminou a disputa na 20ª colocação, com 20 medalhas (3 ouros, 7 pratas e 10 bronzes), sendo a segunda melhor marca do país, atrás somente dos Jogos de Tóquio, em 2021, quando a delegação levou 21 medalhas (7 ouros, 6 pratas e 8 bronzes).
Entre em nossa página e veja as principais notícias do esporte no Brasil e no mundo.