Medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Paris, o brasileiro Gabriel Medina defende a implementação da piscina de ondas para o surfe na próxima edição das Olimpíadas, em Los Angeles, em 2028.
"No surfe tem dessas, às vezes o mar dá umas paradas. É ruim perder sem ter oportunidade de performar, mas acontece. É algo recorrente. Acho que a piscina de ondas seria mais justo porque daria oportunidade de todo mundo mostrar o melhor. Em termos de performance, acho que o melhor vence na piscina", afirmou Gabriel.
O surfista foi muito prejudicado pelas péssimas condições do mar em Teahupo'o nas semifinais do torneio olímpico. Com apenas uma onda surfada e a desvantagem no placar, Medina ficou 20 minutos sem uma boa oportunidade, sendo derrotado pelo australiano Jack Robinson.
Na disputa pela medalha de bronze, Gabriel aproveitou melhores ondas para derrotar o peruano Alonso Correa, garantindo uma vaga no pódio olímpico.
Piscina de ondas para Los Angeles-2028?
Confirmado para os Jogos Olímpicos de Los Angeles, o surfe ainda não tem local definido para as competições no evento, e pode acontecer em uma piscina de ondas.
Localizado a cerca de 320 km da cidade californiana, o Surf Ranch é uma piscina de ondas criada pelo lendário surfista norte-americano Kelly Slater. O projeto sedia etapas da WSL (Liga Mundial de Surfe) desde 2018, e possui um sistema de avaliação diferente.
Entre em nossa página e veja as principais notícias do esporte no Brasil e no mundo.