Duda e Ana Patrícia fizeram história e levaram o Brasil ao lugar mais alto do pódio nos Jogos Olímpicos de Paris. A dupla do vôlei de praia venceu as canadenses Brandie Wilkerson e Melissa Humana-Paredes, nesta sexta-feira (09), por 2 sets a 1, e faturaram a medalha de ouro.
Com o título, o Brasil volta a ser campeão olímpico no vôlei de praia feminino após 28 anos. A última conquista havia sido nos Jogos de Atlanta, em 1996, quando Jaqueline Silva e Sandra Pires levaram o ouro.
O jogo
As canadenses começaram a partida demonstrando mais consistência em quadra. Confiantes, Melissa e Brandie sacaram bem, foram seguras na defesa e colocaram os ataques potentes na areia. Em pouco tempo, as rivais das brasileiras abriram 8 a 2.
Mesmo com tamanha desvantagem no placar, Duda e Ana Patrícia não se abalaram e iniciaram uma grande recuperação. Ponto a ponto, as brasileiras entraram de vez na partida e empataram a primeira parcial já na reta final. O jogo, então, ficou equilibrado e o set foi decidido nos detalhes. Melhor para a dupla nacional, que venceu por 26 a 24 e largou na frente na decisão olímpica.
O duelo seguiu em alto nível no segundo set. As duplas esbanjaram técnica e se alternaram na liderança do placar. O equilíbrio foi mantido até a metade da parcial. A partir daí, as canadenses foram melhores, mostraram mais eficiência e fizeram 21 a 12, empatando o confronto em 1 a 1.
No terceiro e decisivo set, Duda e Ana Patrícia entraram mais ligadas. Com boa variação de jogadas ofensivas, as brasileiras foram minando as adversárias e abriram uma diferença importante no placar. Sem perder o foco, a dupla nacional venceu por 15 a 10, fechou o jogo em 2 a 1 e conquistou o tão sonhado ouro olímpico.
Veja abaixo galeria de fotos da final:
Entre em nossa página
e veja as principais notícias dos Jogos Olímpicos de Paris.