As Olimpíadas de Paris contam com o breaking como modalidade estreante nos Jogos. Desta vez sem representantes brasileiros, a disputa contará com 16 B-Boys (masculino) e 16 B-Girls (feminino), como são chamados.
Nas duas categorias, as batalhas acontecem com uma música escolhida de forma aleatória pelo DJ, e os atletas disputam frente a frente. Divididos em quatro grupos com quatro atletas cada, eles batalham e os dois melhores de cada grupo avançam para as quartas de final.
Os adversários de cada confronto do mata-mata são definidos de acordo com a classificação da primeira fase, o pior classificado enfrenta o melhor, e assim por diante. A partir desta fase, os perdedores dos duelos são eliminados.
Os B-Boys e B-Girls batalham com apresentações de forma alternada. Um inicia a batalha, com uma apresentação de um minuto. Em seguida, o adversário entra em ação também se apresentando por um minuto.
O vencedor da rodada será declarado pelos juízes, que levam em consideração a fisicalidade, o artístico e a interpretação como critérios de avaliação do desempenho.
As B-Girls entram em ação nesta sexta-feira (9), enquanto os B-Boys estreiam em Paris no sábado (10). No feminino, nomes como as japonesas Ami e Ayumi surgem como destaques ao lado de Dominika Banevič, da Lituânia. No masculino, o francês Dany e o canadense Phil Wizard aparecem como favoritos.
Veja abaixo a galeria de fotos dos Jogos de Paris:
Acesse nossa página e confira as principais notícias dos esportes no Brasil e no mundo.