
A disputa da final do solo
da ginástica artística
nos Jogos Olímpicos de Paris,
que ocorreu na segunda-feira (5) e terminou com o ouro de Rebeca Andrade
, tem gerado debate na Romênia.
Isso porque, as autoridades do país reclamam da forma que as duas atletas romenas, Ana Barbosu e Sabrina Voinea, quarta e quinta colocadas respectivamente, foram tratadas. O governo local pretende também formalizar um recurso ao Comitê Arbitral do Esporte (CAS).
Entenda motivo de protestos
Ana Barbosu deixou a Arena Bercy aos prantos após resultado da final. A atleta foi inicialmente anunciada como medalhista de bronze, nota de13.700, e já comemorava com a bandeira romena até ver um novo resultado no telão.
Ana caiu para a quarta posição, porque os juízes aceitaram o recurso dos Estados Unidos para reavaliar a nota de Jordan Chiles. A norte-americana teve a sua nota inicial de 13.666 aumentada para 13.766, o que lhe garantiu o terceiro lugar.
Além disso, Sabrina Voinea também teria sido prejudicada. Quinta colocada, a ginasta somou 13.700 na final, tendo perdido 0.100 de penalidade por supostamente ter pisado fora do tablado. Mas Sabrina alega que não pisou, o que elevaria sua nota para 13.800, colocando-a na terceira colocação, à frente da medalhista de bronze, Jordan Chiles, e até mesmo de sua compatriota, Ana Barbosu.
As autoridades da Romênia disseram que o ato foi “desonroso” e a Federação Romena de Ginástica anunciou, na última terça-feira (6), a intenção de apresentar dois processos perante o Tribunal Arbitral do Esporte (CAS).
Rebeca Andrade pode perder o ouro em caso de revisão de nota?
Não. Mesmo se a nota de Voinea for revisada, ela poderia receber um décimo a mais em sua nota final. Com isso, a ginasta ficaria com um 13.800, o que a colocaria na terceira colocação, à frente de Barbosu e de Chiles.
Rebeca Andrade venceu o ouro com 14.166, seguida por Simone Biles, medalhista de prata, com a nota de 14.133.
Veja abaixo galeria de fotos de Rebeca Andrade e Simone Biles:









Entre em nossa página e veja as principais notícias dos Jogos Olímpicos de Paris 2024.