Pivô de grande polêmica nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, a boxeadora Imane Khelif deu uma entrevista à ‘Associated Press’ e falou sobre o que vem envolvendo o seu nome na competição.
Imane Khelif, reprovou um teste de gênero antes do Mundial de Boxe de IBA de 2023, mas foi aprovada pelo COI (Comitê Olímpicos Internacional) para participar dos Jogos. O caso ganhou grande repercussão após a boxeadora Angela Carini, da Itália, abandonar a luta contra Imane Khelif. O duelo durou pouco mais de 40 segundo, quando a italiana interrompeu o confronto.
"Envio uma mensagem a todas as pessoas do mundo para defenderem os princípios olímpicos e a Carta Olímpica, para se absterem de intimidar todos os atletas, porque isso tem efeitos, efeitos enormes", disse Khelif.
"Isso pode destruir as pessoas, pode matar os pensamentos, o espírito e a mente das pessoas. Pode dividir as pessoas. E por causa disso, peço-lhes que evitem o bullying, e é isso", completa.
A repercussão foi tamanha que o Comitê Olímpico Internacional (COI) se pronunciou nesta quinta-feira (02) sobre o caso. Vale destacar que a informação de que Imane Khelif é uma atleta trans é falsa.
A boxeadora Imane Khelif representou as cores da Argélia nos Jogos Olímpicos pela segunda edição seguida. Em Tóquio, ela acabou sendo eliminada nas quartas de final contra Kellie Harrington, da Irlanda. A boxeadora tem 25 anos.
Cabe ressaltar que, com a vitória deste sábado, a argelina já garantiu uma medalha na edição francesa das Olimpíadas, devido ao fato de que no boxe olímpico, não há disputa pelo bronze, portanto, todos os semifinalistas estão confirmados no pódio.
Veja abaixo galeria de fotos da boxeadora Imane Khelif: